ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Após aprovação da PEC, entidade defende exigência de OAB para delegados

Paula Maciulevicius | 16/08/2012 11:39
Adepol se reúne com a presidência da OAB para pedir alteração na Lei Orgânica da Polícia Civil. (Foto: Divulgação/OAB)
Adepol se reúne com a presidência da OAB para pedir alteração na Lei Orgânica da Polícia Civil. (Foto: Divulgação/OAB)

Depois da aprovação da PEC (Projeto de Emenda Constitucional) que incorpora o cargo de delegado às carreiras jurídicas do Estado. A Adepol (Associação dos Delegados de Polícia de Mato Grosso do Sul) pediu apoio da OA (Ordem dos Advogados do Brasil) para alterar a Lei Orgânica da Polícia Civil, para que nos próximos concursos da categoria, seja exigida inscrição na Ordem.

O presidente da Adepol, Fabiano Gastaldi, sustenta que é um pleito da Associação para que a exigência seja incluída nos editais. A nova norma, que inclui os delegados nas carreiras jurídicas do Estado, foi sancionada ontem, pelo governador André Puccinelli.

Hoje, para ser delegado no Estado o critério é que o candidato seja bacharel em Direito. Com a alteração na Lei, será obrigatória a inscrição na Ordem. “A inscrição na OAB é mais um instrumento claro da carreira jurídica à qual pertence de fato o delegado de Polícia”, argumentou Gastaldi.

Para o presidente da OAB em Mato Grosso do Sul, Leonardo Duarte, esta será uma mudança de extrema importância, já que o delegado precisa ter amplo conhecimento jurídico.

“A função de delegado da Polícia Civil é eminentemente jurídica, pois já fazemos julgamentos no momento que decidimos se os suspeitos devem ser presos ou liberados na delegacia”, reforçou o presidente da Adepol.

Aprovação - A Assembleia Legislativa aprovou o projeto na última terça-feira em primeira e segunda discussão, após convocar sessão extraordinária, a PEC que propõe que o cargo de delegado passe a integrar às carreiras jurídicas do Estado.

O projeto foi para segunda discussão depois de ter o parecer favorável da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) da Assembleia Legislativa. Os delegados que acompanhavam toda a votação aplaudiram de pé.

A proposta altera o artigo 44 da Constituição Estadual, destacando que o cargo de delegado de Polícia passa a integrar as carreiras jurídicas do Estado, como já ocorre em vários estados do País.

Atualmente, há 110 vagas para delegados em aberto no Mato Grosso do Sul, de acordo com a diretoria geral da Polícia Civil no Estado. O concurso para suprir as vagas, pode ser aberto ainda este ano.

Na Lei Orgânica da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul seria inserido, no art. 46, inciso I, a exigência da inscrição na Ordem:

"Art. 46. Considerando a natureza do cargo a ser provido, poderão ser estabelecidos requisitos mínimos próprios para o exercício de determinados cargos ou funções, em especial, para:

I - Delegado de Polícia, inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, salvo o exercício de atividade incompatível".

Nos siga no Google Notícias