ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Após denúncias, promotor recomenda que seleção de professores seja anulada

MP pediu uma resposta do município à orientação até às 13h30 deste segunda-feira (26)

Danielle Valentim | 26/02/2018 10:54
Promotoria entendeu que o novo certame pode ter sido criado “com o fim de beneficiar alguns candidatos. (Foto: Divulgação)
Promotoria entendeu que o novo certame pode ter sido criado “com o fim de beneficiar alguns candidatos. (Foto: Divulgação)

O promotor de Justiça William Marra Silva Júnior, responsável pela Defesa do Patrimônio Público e Social da Comarca de Bela Vista, a 324 km de Campo Grande, recomendou à prefeitura a anulação do processo seletivo para contratação de professores temporários para 2018. Caso a seleção seja mantida, o prefeito pode responder por improbidade.

O promotor justificou a recomendação diante das diversas denúncias referentes à lisura do processo seletivo. Este já é o segundo aberto neste ano, desta vez com alteração dos critérios objetivos de análise de títulos.

O primeiro certame foi cancelado após a descoberta de utilização de documentos falsos - por parte de candidatos - para habilitação de títulos em busca de uma melhor classificação, fato já apurado pela Polícia Civil.

Com isso, a promotoria entendeu que o novo certame pode ter sido implementado “com o fim de beneficiar alguns candidatos” e que “constitui ato de improbidade administrativa”.

Dessa forma, a promotoria recomenda a anulação imediata da segunda seleção e a reabertura de novo processo seletivo, mantendo os critérios objetivos de avaliação do primeiro processo, devendo informar a autoridade policial em caso de apresentação de documentos falsos pelos candidatos.

A argumentação na íntegra está no Diário Oficial do MP-MS desta segunda-feira, onde foi publicada a recomendação. Caso a Prefeitura de Bela Vista não acate o recomendado, o Ministério Público deve adotar as providências “judiciais e extrajudiciais” pertinentes para garantir a prevalência das normas de proteção ao patrimônio público e social. Inclusive com uma eventual denúncia de improbidade administrativa pelos responsáveis.

A recomendação é destinada ao prefeito de Bela Vista, Reinaldo Miranda Benites (PSDB), e à secretária municipal de Educação, que devem dar uma resposta até às 13h30 desta segunda-feira, se será ou não acolhida a recomendação.

O Campo Grande News tentou contato por telefone com o prefeito Reinaldo, que estava em uma reunião na Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul-Geral).

Nos siga no Google Notícias