ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Após denúncias, UFMS dá explicações ao MEC sobre eleição para reitor

Nyelder Rodrigues | 30/08/2012 22:10

O Ministério da Educação (MEC) enviou à reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) ofício pedindo explicações sobre as denúncias de irregularidades no processo de formação da lista com três nomes a serem escolhidos pelo ao MEC para o cargo de reitor da universidade até 2016.

Nesta quinta-feira (30), o Colégio Eleitoral da universidade enviou a Brasília outro ofício, com as respostas solicitadas. Ao todo, foram respondidos 28 pontos questionados pelas denúncias e pelo Ministério da Educação.

Entre os documentos usados na denúncia de irregularidades no processo eleitoral da UFMS, estão manifestações protocoladas por entidades ligadas à universidade, além de cópias de notícias veiculadas na imprensa e ofícios feitos pelo deputado federal Antônio Biffi (PT).

As denúncias envolvem desde irregularidades no processo eleitoral na UFMS, até gastos indevidos e má administração. Casos de estupro no campus e de falta de estrutura do Hospital Universitário também compõem as denúncias.

Explicações - Sobre mudanças no estatuto da UFMS, a universidade afirmou que elas não precisam ser aprovadas pelo MEC, devendo apenas ser aprovadas pelo Conselho Universitário e publicadas no Boletim de Serviço da universidade.

Outro ponto respondido foi a definição do calendário do pleito eleitoral da UFMS. Conforme o Colégio Eleitoral, o calendário para a composição da lista tríplice foi definido por consulta eletrônica entre os membros da Comissão Executiva Central, sendo disponibilizado no portal do Colégio Eleitoral.

Além disso, a UFMS diz que as recomendações do MPF (Ministério Público Federal) para a realização do pleito foram acatadas, entre elas, a definição da data limite para a inscrição de eleitores.

Nos siga no Google Notícias