ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Após dez anos, sociedade retoma protestos pelo Taquari

Redação | 21/09/2009 10:11

Aproximadamente 600 pessoas participaram da manifestação "Salve o Taquari, Preserve o Pantanal", realizada na manhã de hoje pelo Cointa (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari).

Na primeira mobilização dos últimos 10 anos, prefeitos, vereadores, estudantes e representantes da sociedade civil bloquearam a BR-163, na altura do quilômetro 734 por aproximadamente 30 minutos, distribuíram mil mudas de árvores, adesivos e panfletos da campanha.

Segundo o prefeito de Sonora e presidente do Cointa, Zelir Maggione

, o Mano (PMDB), o grito em defesa do Taquari tem o objetivo de pressionar o poder público, principalmente o Governo federal, a colocar na prática os estudos e projetos para recuperar as regiões degradadas e acabar com o assoreamento do rio, um dos principais da região norte e que já deixou 1,1 milhão de hectares de terras submersos.

O deputado Júnior Mochi (PMDB), que foi o primeiro presidente do Cointa, leu a Carta de Coxim, que cobra a liberação dos recursos para salvar o Rio Taquari. O documento foi assinado pelos prefeitos de 11 municípios: Coxim, Pedro Gomes, Rio Verde do Mato Grosso, Bandeirantes, Sonora, Camapuã, Costa Rica, Figueirão, São Gabriel do Oeste, Alcinópolis e Rio Negro.

O documento será encaminhado aos ministérios da Integração Nacional, Meio Ambiente e da Casa Civil, à Presidência da República, ao Governo do Estado, aos deputados federais e senadores.

Conscientização

Nos siga no Google Notícias