ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Às vésperas do Enem, saiba o necessário para evitar imprevistos na prova

Ricardo Campos Jr. | 03/11/2017 12:52
Estudante corre para entrar no local de prova durante Enem 2016: planejamento pode evitar desgaste (Foto: Marcos Ermínio / arquivo)
Estudante corre para entrar no local de prova durante Enem 2016: planejamento pode evitar desgaste (Foto: Marcos Ermínio / arquivo)

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) começa a ser aplicado para 92,3 mil inscritos em Mato Grosso do Sul no próximo domingo (5). Quem se preparou durante o ano inteiro para garantir o acesso à universidade não pode correr o risco de ser eliminado ou prejudicado pela falta de cuidados simples, que devem ser feitos com antecedência.

Um deles, e talvez o mais importante segundo as recomendações do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), é consultar o local de prova. Esse procedimento é feito pela internet no ambiente do candidato e importante para que se faça um planejamento correto dos melhores trajetos, evitando atrasos.

Isso porque quem chegar depois do meio-dia ao local de prova (no horário de Mato Grosso do Sul) encontrará os portões fechados e protagonizará uma cena vista em todos os exames dos anos anteriores: a redução das chances de cursar o ensino superior.

Na hora de decidir que meio de locomoção usar, é interessante lembrar que aos fins de semana os horários dos ônibus mudam, já que normalmente há menos carros porque a demanda é menor. Para quem depende do transporte público, a dica é sair de casa com antecedência, principalmente se o local de prova for distante.

O estudante também tem que prestar atenção sobre o que levar. Em primeiro lugar, um documento de identidade oficial com foto. Valem as cédulas de identidade (tanto as emitidas pelas secretarias de Segurança Pública, como pelo Exército ou para estrangeiros); identidades oferecidas por órgãos ou conselhos de classe; carteira de trabalho emitida após 27 de janeiro de 1977; certificado de reservista ou de dispensa de incorporação e carteira de habilitação.

Não valem como documentos: certidões de nascimento; títulos eleitorais; carteiras de habilitação no modelo antigo sem foto; carteiras de estudante; Rani (Registro Administrativo de Nascimento de Indígena), crachás e cópias de documentos válidos (mesmo que autenticadas).

Quem perdeu ou teve o documento roubado será preciso apresentar um boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro domingo de aplicação. É aconselhável, mas não obrigatório, levar o cartão de confirmação de inscrição e Declaração de Comparecimento impressa para assinatura do coordenador do local caso seja necessário ao candidato.

Conforme o edital, é proibido aos candidatos portar aparelhos eletrônicos, lápis, borracha, anotações, boné, fone de ouvido, óculos escuros e dispositivos eletrônicos. Todos eles deverão ser lacrados em um envelope que será fornecido no dia da prova.

Há quem goste de levar um lanche ou um chocolate para manter a glicemia nos índices adequados na hora da prova. Segundo o Inep, não há problemas desde que estejam em potes transparentes ou em embalagens lacradas, no caso de industrializados. Além disso, os candidatos devem permitir que os fiscais vistoriem os alimentos a qualquer momento.

Além disso, as questões deverão ser preenchidas exclusivamente com canetas de tinta preta, cujo tubo seja feito de material transparente. Por isso, é importante arrumar os materiais necessários para não ter surpresas com o fiscal no dia da prova.

Multidão de candidatos entram em universidade para fazer Enem em 2016 (Foto: Marcos Ermínio / arquivo)
Multidão de candidatos entram em universidade para fazer Enem em 2016 (Foto: Marcos Ermínio / arquivo)
Nos siga no Google Notícias