A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 23 de Setembro de 2018

06/04/2017 20:14

Atendimento veterinário domiciliar de pequenos animais sofre mudanças

Nyelder Rodrigues

Foi regulamentado em resolução publicada nesta semana pelo CRMV-MS (Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul) a realização de atendimento médico veterinário domiciliar no Estado. A publicação da norma, de número 71/2017, contece no DOE (Diário Oficial do Estado) de segunda-feira (3).

A iniciativa é uma resposta do órgão à crescente demanda por tal serviço, criando uma preocupação sobre o assunto. Assim, a resolução com mudanças foi publicada visando garantir o bem-estar dos pequenos animais.

Segundo a nova norma, durante o atendimento domiciliar só será permitido ao médico veterinário executar atendimento clínico, vacinação, coleta de materiais, uso de medicamentos injetáveis por via intramuscular ou subcutânea.

Fica também proibida a realização de cirurgias, internações, uso de tratamentos e aplicações medicamentosas que sejam de uso hospitalar restrito ou coloque sob risco a vida do paciente. Os serviços poderão ser realizados por médicos veterinários autônomos ou que possuírem consultório veterinário.

Além disso, os profissionais que estejam vinculados a um estabelecimento veterinário, seja ele clínica ou hospital veterinário, mas que estejam devidamente registrados no CRMV, também estão aptos ao serviço.

No caso dos médicos veterinário autônomos, eles serão obrigados a apresentar junto ao Conselho uma declaração de que realizam atendimento domiciliar. Todo atendimento em domicílio deverá ter autorização do proprietário do animal, por escrito.

Outro ponto regulamentado é que todos que adotarem esse tipo de serviço deverão possui arquivo médico contendo prontuários e fichas cadastrais de todos os pacientes atendidos. Se observada a necessidade de utilizar equipamentos, técnica ou local específico, o proprietário deverá ser notificado por escrito sobre a necessidade de encaminhamento para outro local apto.

Denúncias - O CRMV ainda disponibiliza para qualquer cidadão uma ferramenta de denúncias, em seu site oficial, que pode ser acessado clicando neste link, para que uma possível conduta antiética profissional possa ser relatada. As denúncias precisam obrigatoriamente ser formalizadas e protocoladas no Conselho.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions