ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Auditoria sugere cortes significativos na Santa Casa

Redação | 27/05/2010 15:13

Auditoria feita pela empresa BO Auditores independentes recomenda cortes e ajustes nas finanças da Santa casa, maior hospital público de Mato Grosso do Sul.

O levantamento teve como base as demonstrações contábeis do hospital, referentes ao ano de 2009.

O trabalho é concluído com alerta de que o funcionamento das atividades na Santa Casa pode ficar comprometido devido a necessidade de empréstimos a curto prazo, dificuldade de geração de caixa e a redução do capital em circulação, "são indicadores que dificultarão a manutenção das atividades normais", do hospital, avaliam os auditores.

A recomendação é para a redução significativa de custos e de despesas operacionais e manutenção do monitoramento do projeto de reestruturação financeira, executado pela junta interventora que assumiu a entidade em 2005 e teve o trabalho prorrogado até 2012 pela Justiça.

"A continuidade das atividades dependerá sobremaneira de aportes financeiros", ressalta o documento.

Uma das ressalvas, já feita em 2008 pela mesma empresa, é que a administração não prevê caixa para possíveis despesas com processos judiciais.

Outra obervação feita é de que os auditores não receberam informações sobre processos judiciais que têm a Santa Casa como parte.

Os auditores lembram que em 2009 a Santa casa teve recursos de convênios com a União, Estado e Município bloqueados por decisão do Banco Central, para que o dinheiro fosse repassado diretamente a fornecedores e pagamento de outras dívidas do hospital.

"Esses recursos possuíam finalidades e aplicações específicas definidas nos convênios, e não foram adequadamente usados por força de decisão judicial", o que pode prejudicar a efetivação de novos acordos dessa natureza, conclui a auditoria.

Nos siga no Google Notícias