Autoridades do Paraguai visitam Estado e tentam diminuir violência contra mulher

A vice-ministra de Proteção e dos Direitos da Mulher do Paraguai, Estela Sánchez Dávalos, e a cônsul do país vizinho, Martha Sarubbi, visitaram na tarde de hoje (3) a subsecretária da Mulher e da Promoção da Cidadania do Estado, Tai Loschi, com o objetivo de trocar experiências sobre políticas públicas que diminuam os índices de violência contra a mulher.
Tai Loschi apresentou às visitantes a planta da Casa da Mulher Brasileira, que será construída na Capital. Além disso, mostrou as fotos dos ônibus que atenderão as mulheres assentadas, indígenas e quilombolas no Estado.
Foram divulgados os trabalhos que a Subsecretaria vem desenvolvendo em parceria com a Secretaria de Políticas para Mulheres.
“Atualmente estamos realizando o mapeamento das comunidades quilombolas, indígenas e assentamentos para ver qual o melhor percurso e fazer o cronograma de visitação do ônibus. O primeiro município a ser visitado será Sidrolândia, pelo número de assentados”, disse. Tai ainda falou sobre as reuniões da Câmara Técnica Estadual e as ações que já foram realizadas.
Para a vice-ministra paraguaia o trabalho realizado em Mato Grosso do Sul é um sonho para o país.
“Lá nós realizamos trabalhos preventivos com as mulheres, a erradicação da violência e a reeducação dos agressores. Em breve firmaremos um convênio com o Chile e adotaremos uma politica pública desenvolvida por eles, onde homens trabalham voluntariamente com os agressores. É um modelo que vem dando certo, mas para neste tipo de programa não entra homens com vícios, destina-se apenas a uma reeducação”, explicou.
No dia 10 de março, haverá nova troca de experiências entre o Estado e o país vizinho. Uma palestra com a diretora-executiva do Instituto Patrícia Galvão, Jacira de Melo, na Secretaria de Governo selará o encontro que já está confirmado.