A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

04/02/2009 08:38

Bloqueio de rodovia em Dourados segue pelo terceiro dia

Redação

Hoje completa três dias o bloqueio feito por indígenas da região de Dourados na rodovia MS-156, estrada que liga a cidade a Itaporã.

Desde segunda-feira índios das etnias terena e guarani-caiuás estão na estrada em protesto a administração de Margarida Nicoletti, coordenadora da Funai (Fundação Nacional do Índios) em Dourados.

Com o protesto, o grupo pretende pressionar a administração da Funai para que atenda ao pedido da troca da coordenação na cidade. Em declaração anterior, o vice-presidente da fundação, Aloysio Guapindaia, se manifestou contrário a retirada de Margarida do comando da instituição local.

Na semana passada o grupo que havia invadido a sede foi teve que deixar o prédio depois que a Funai entrou com um pedido de reintegração de posse. Mesmo com a determinação judicial, um grupo permanece acampado em frente ao prédio.

Na nota divulgada no site do órgão, a Funai afirma que Margarida realiza uma administração transparente, em constante diálogo com a maioria das lideranças indígenas, que em parceria com a administradora desenvolvem ações sociais de acordo com a demanda das comunidades nas aldeias da região.

Os indígenas ameaçam ir até Brasília (DF), caso o pedido deles não seja atendido pela Funai. No Distrito Federal, eles pretendem aumentar a pressão pela troca da coordenadora.

A versão da adminitradora da Funai sobre a impasse é manipulação política, orquestrada pelo DEM, do deputado estadual José Teixeira, que tem base na região de Dourados.

Conhecido opositor da Funai, o deputado teria, inclusive, pedido pessoalmente a demissão de Margarida.

Termina na 4ª feira prazo para adotar cartinha e ajudar Papai Noel dos Correios
Termina na próxima quarta-feira (dia 13) o prazo para quem quiser adotar uma cartinha do projeto Papai Noel dos Correios. Os interessados devem compa...
Câmara de Vereadores entrega meio milhão de reais em emendas parlamentares
A Câmara Municipal de Costa Rica, a 305 quilômetros de Campo Grande, realiza nesta segunda-feira (dia 11) três sessões, duas delas especiais. Às 14h ...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions