ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Bombeiros dão dicas para evitar acidentes e afogamentos no fim de ano

Intenção é tomar precauções nas rodovias e nas visitas em rios, balneários e piscinas durante as festas

Leonardo Rocha | 29/12/2018 11:50
16º Subgrupamento de Bombeiros Militar em Amambai, em ação de afogamento (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)
16º Subgrupamento de Bombeiros Militar em Amambai, em ação de afogamento (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

Diante das festas de fim de ano, onde a população pensa em viajar, seguindo de carro pelas estradas, ou pretende ir para piscinas, rios e balneários, o Corpo de Bombeiros faz uma série de recomendações para evitar acidentes, furtos ou eventuais casos de afogamento. A intenção é que estes passeios sejam motivo de lazer e não de tragédias.

Para quem vai viajar e pagas as estradas a orientação principal segue “se beber, não dirija”, pois estará colocando a sua e vida dos outros em risco. Também reforça que não pode ultrapassar o limite de velocidade (rodovias) e seguir as sinalizações. De acordo com os Bombeiros, é bom dirigir de forma defensiva, além de respeitar as faixas de pedestres e ciclistas.

Se presenciar acidentes, não mexa nas vítimas e espere o socorro adequado. Para prevenir, faça a revisão do veículo antes de sair para estrada. Não dirija com sono e lembre que as ultrapassagens nas rodovias são diferentes e mais perigosas do que nas áreas urbanas.

Rios e balneários – Os bombeiros pedem que nas visitas às piscinas, rios e balneários é sempre recomendável evitar excesso de bebida alcoólica e procure um local que tenha “salva-vidas”. Caso siga para nadar é importante avisar as pessoas mais próximas, e se for em rios, evitar ficar perto de embarcações. “Nunca mergulhar de cabeça em locais fundos, que sejam desconhecidos.

Não deixem crianças sob cuidado de pessoas estranhas ou brincando perto de piscinas. Se for vítima de afogamento, mantenha a calma e guarda suas forças para flutuar, para depois acenar por socorro. Só grite se alguém puder ouvir, pois estará apenas se cansando. Se estiver em um rio, coloque os pés à frente, barriga para cima e direcione o braço, para usá-los como um leme. Assim a correnteza a levará para margem.

Se for socorrer alguém em afogamento, o recomendado é jogar algo para que a pessoa possa usar de flutuação, como garrafa pet vazia tampada, tampa de isopor, bola ou algo semelhante. Espere a pessoa se agarrar ao objeto, para depois tentar puxá-la.

Viagens – Os Bombeiros alertam que se for viajar, feche os registros de água e gás antes de sair, para evitar inundações e incêndio. Também retire eletrodomésticos da tomada, para evitar que queimem por causa de alterações de tensões. Se tiver alguma dúvida sobre os procedimentos ou precise de ajuda profissional, entre em contato com a corporação, ligando no 193.

Nos siga no Google Notícias