ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Bombeiros se capacitam para lidar com produtos químicos

Redação | 28/12/2008 15:36

Com o crescimento do número de indústrias no Estado o Corpo de Bombeiros tem buscado se especializar em um tipo de ocorrência que não é muito comum em Mato Grosso do Sul, acidentes com produtos químicos.

"Através da aquisição de equipamentos específicos para cuidados de resíduos químicos e o treinamento de homens, tomados no comando e gerenciamento de alta complexidade", esclarece o capitão Luidson Borges Tenório Noleto, comandante do 2º subgrupamento do 1° grupamento de bombeiros da Capital.

No último dia 18, o capitão teve de colocar os conhecimentos dos homens sob seu comando em prática. Naquela quinta-feira, um acidente com duas carretas resultou em mais de 35 mil litros de agrotóxicos espalhados na BR-163. Em uma operação normal, a pista seria liberada em menos de duas horas, mas, como havia veneno espalhado por toda parte, o trabalho dos Bombeiros durou mais de quatorze horas.

"Os soldados recebem treinamentos periódicos para a atuação nestas atividades complexas, avaliando o local da ocorrência e estabelecendo suas prioridades. Em muitas destas ações a prioridade é prevenir para que não haja novas vítimas. O bombeiro deve determinar as zonas de atuação, se paramentar e só então agir", explica.

Nestes casos, segundo Noleto, os soldados devem identificar o produto envolvido na ocorrência, e as prioridades são a vida humana e o meio ambiente, procurando realizar ações que culminem no menor impacto ambiental possível.

Desde o ano passado até hoje bombeiros atenderam dez intervenções, envolvendo vazamento de amônia, cloro, gás, entre outros.

Nos siga no Google Notícias