ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Brasil terá vacinação gratuita contra meningite em 2010

Redação | 17/08/2009 14:32

O Ministério da Saúde firmou acordo de transferência de tecnologia com empresa inglesa para a produção da vacina pneumocócica conjugada, que protege contra a pneumonia e meningite bacteriana provocada por pneumococo.

Com a fabricação no Brasil, a imunização será inserida no calendário nacional, gratuitamente.

O medicamento será fabricado já em 2010 pelo Laboratório Biomanguinhos da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro.

Segundo o Ministério, a nova vacina será a mais completa do País para esse tipo de imunização, porque engloba dez tipos diferentes da bactéria pneumocócica, enquanto a vacina disponível no mercado inclui apenas sete sorotipos. Hoje a vacina é paga, oferecida apenas pela rede particular.

A vacina protege contra meningite bacteriana, de maior letalidade no País, a que mata mais rápido - 20% dos casos são fatais. Além disso, entre 30% e 55% dos pacientes têm seqüelas graves.

Quanto menor a idade da criança que tem a doença, maior a mortalidade. Estudos mostram que 70% dos casos poderiam ser prevenidos com a vacinação.

Projeto de lei foi aprovado em Mato Grosso do Sul para inserir a vacinação gratuitamente na rede pública, mas foi vetado pelo governador André Puccinelli.

Segundo o Ministério da Saúde, com a prevenção a pneumocócica conjugada disponibilizada no SUS, será possível evitar mortes de 10 mil crianças por ano.

A Fiocruz entregará a cada ano 13,1 milhões de doses da vacina, quantidade suficiente para imunizar os 3,2 milhões de bebês que nascem a cada ano.

(Informações do Ministério da Saúde).

Nos siga no Google Notícias