ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Briga por liderança faz índios ameaçarem outros de morte

Redação | 21/01/2008 16:05

A briga constante por liderança na aldeia Amambai, no município de mesmo nome, a 351 quilômetros de Campo Grande na fronteira com o Paraguai, fez com que alguns índios mantivessem outros sob mira de facões, revólveres e pedaços de pau neste domingo (20 de janeiro).

O caso chegou ao conhecimento da Polícia Civil hoje através de duas vítimas e do capitão da aldeia Rodolfo Ricarte. Segundo ele, cerca de 15 indígenas estavam na aldeia quando chegou ao local Italiano Vasques no Gol dele, junto com mais seis índios.

A maioria dos índios temeram algo pior e fugiram, ficando no local somente Izauro Benites, 36 anos, e Roberto Benites, 39 anos. Eles foram mantidos reféns por cerca de cinco horas sob mira das armas e sendo ameaçados.

Coordenados por Italiano Vasques, os índios armados diziam aos outros que o novo capitão da aldeia era Italiano e que todos deviam respeita-lo.

As vítimas disseram ainda à Polícia Civil que os autores falavam que iriam matar Rodolfo Ricarte. Ninguém ficou ferido.

Questão indígena - A briga por terras é constante na aldeia. Cada comunidade indígena pode ter mais de um capitão e cacique. De acordo com a Funai (Fundação Nacional do Índio) a organização interna da aldeia é de responsabilidade dos moradores e por respeito às tradições indígenas não interfere diretamente.

Nos siga no Google Notícias