A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

21/01/2008 16:05

Briga por liderança faz índios ameaçarem outros de morte

Redação

A briga constante por liderança na aldeia Amambai, no município de mesmo nome, a 351 quilômetros de Campo Grande na fronteira com o Paraguai, fez com que alguns índios mantivessem outros sob mira de facões, revólveres e pedaços de pau neste domingo (20 de janeiro).

O caso chegou ao conhecimento da Polícia Civil hoje através de duas vítimas e do capitão da aldeia Rodolfo Ricarte. Segundo ele, cerca de 15 indígenas estavam na aldeia quando chegou ao local Italiano Vasques no Gol dele, junto com mais seis índios.

A maioria dos índios temeram algo pior e fugiram, ficando no local somente Izauro Benites, 36 anos, e Roberto Benites, 39 anos. Eles foram mantidos reféns por cerca de cinco horas sob mira das armas e sendo ameaçados.

Coordenados por Italiano Vasques, os índios armados diziam aos outros que o novo capitão da aldeia era Italiano e que todos deviam respeita-lo.

As vítimas disseram ainda à Polícia Civil que os autores falavam que iriam matar Rodolfo Ricarte. Ninguém ficou ferido.

Questão indígena - A briga por terras é constante na aldeia. Cada comunidade indígena pode ter mais de um capitão e cacique. De acordo com a Funai (Fundação Nacional do Índio) a organização interna da aldeia é de responsabilidade dos moradores e por respeito às tradições indígenas não interfere diretamente.

Mega-Sena acumula e prêmio no sábado pode chegar a R$ 39 milhões
A Mega-Sena mais uma vez ficou sem vencer na noite desta quarta-feira (13) e, assim, acumulou. O prêmio pode subir para R$ 39 milhões no sorteio do p...
Chuva intensa de meteoros terá pico na madrugada de quinta-feira
A chuva de meteoros Geminídeos – uma das mais intensas e brilhantes do ano – vai ocorrer durante a noite de hoje (13) e a madrugada de amanhã (14) e ...
STF tem maioria a favor de delação negociada pela Polícia Federal
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou hoje (13) maioria para manter a autorização legal para que a Polícia Federal (PF) possa negociar delações pre...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions