ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Cabeças de esquema "na mira" da PF foram alvos de operação em setembro

Antônio Celso Cortez e João Baird são investigados na Computadores de Lama por enviar dinheiro de origem ilícita para o exterior, prática que começou em 2015, logo após a 1ª fase da força-tarefa

Anahi Zurutuza | 27/11/2018 16:02
João Roberto Baird chegando à sede da PF em novembro do ano passado para prestar depoimento (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)
João Roberto Baird chegando à sede da PF em novembro do ano passado para prestar depoimento (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

João Roberto Baird e Antônio Celso Cortez, apontados nas investigações da 6ª fase da Operação Lama Asfáltica, a Computadores de Lama, como cabeças de esquema de desvio de dinheiro e envio ilegal de remessas para o exterior, foram presos temporariamente em setembro deste ano na Operação Vostok. As investigações coincidem.

A primeira força-tarefa compartilhou documentos apreendido com equipe de Brasília (DF) que apurou esquema de emissão de notas frias para justificar pagamentos de propinas, conforme denunciados por integrantes do Grupo J&F –controlador do frigorifico JBS, a vários políticos de Mato Grosso do Sul.

Para a Vostok, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) expediu 55 mandados judiciais, sendo 41 de busca e apreensão e 14 de prisões por cinco dias.

Dono da PSG Tecnologia Ltda., Cortez é apontado na Lama Asfáltica como sócio e “testa-de-ferro” de Baird, dono de empresas –Itel e Mil Tec– do ramo da informática e que mantém contratos com o poder público. 

Assim como na Vostok, conforme apurado pela Lama Asfáltica, a PSG era usada para o recebimento de propinas pagas pela JBS para governantes em troca de benefícios fiscais.
Consta na decisão que desencadeou a Computadores de Lama, que a empresa “estava entre as empresas indicadas por André Puccinelli para o recebimento de vantagens indevidas pagas pela JBS, dissimuladas como pagamentos de notas fiscais sem a correspondente prestação de serviços”.

Cortez e Baird são investigados nesta 6ª fase da Lama Asfáltica por enviar dinheiro de origem ilícita para o exterior, prática que começou em 2015, logo após a 1ª fase da força-tarefa.

Também destacou o juiz federal Sócrates Leão Vieira que a força-tarefa apurou que “Antônio Celso Cortez utilizou-se de mecanismos ilegais para enviar recursos paras o exterior” e depois transferiu o dinheiro para terceiros até o que os valores chegassem aos principais beneficiários. “Essa prática foi repetida inúmeras vezes”, completa o texto.

Só entre junho e setembro de 2017, conforme constatou a CGU (Controladoria-Geral da União), Cortez “utilizando-se supostamente de doleiros, enviou para fora do país R$ 1,7 milhões”.

Para os investigadores, empresa aberta no Paraguai seria uma extensão da PSG usada para “lavar dinheiro”. 

Carro deixa Edifício Monterosso com João Baird preso na manhã desta terça-feira (27) (Foto: Izabela Sanchez)
Carro deixa Edifício Monterosso com João Baird preso na manhã desta terça-feira (27) (Foto: Izabela Sanchez)

Computadores de Lama - A PF, a CGU e a Receita Federal foram às ruas nesta manhã para cumprir 4 mandados de prisão preventiva e 25 de busca e apreensão em Campo Grande, Jaraguari, Dourados e Paranhos.

A força-tarefa apreendeu documentos na casa de João Baird, no Edifício Monterosso, na rua Antônio Maria Coelho, em frente ao Parque das Nações Indígenas, e o levou preso. Equipes estiveram ainda na casa de Cortez, no Bairro Vilas Boas.

Apelidado de Bill Gates Pantaneiro, Baird já foi preso outras duas vezes – a primeira na Operação Coffee Break e a segunda na Vostok.

Nos siga no Google Notícias