ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Cabo da PMA acusado de matar pescador vai a júri popular

Redação | 24/08/2010 07:34

O cabo da PMA (Polícia Militar Ambiental), Antônio Lima da Costa, 39, vai a júri popular hoje, acusado de matar a tiros o pescador Noel de Souza Garcia em julho de 2007. O julgamento começa às 13h30 no Tribunal do Júri de Corumbá.

O fato ocorreu na noite do dia 31, na região do Passo do Lontra. O cabo, que era lotado em Miranda, havia flagrado um grupo de quatro pessoas que estava praticando pesca predatória.

De acordo com reportagem do Diário Corumbaense, Noel teria reagido à abordagem do militar e tentado atingi-lo com uma faca.

O corpo de Noel foi atingido com um tiro de pistola .380 na região do abdômen e caiu no rio, sendo encontrado três dias depois, a 8 quilômetros do local. Outro pescador, Claudemir Pereira, foi atingido por dois tiros na perna.

Os outros ocupantes do barco eram Flávio da Silva França, que se entregou imediatamente e Roberto Moura França, que conseguiu fugir.

Claudemir e Flávio só foram soltos depois que a Comissão de Direitos Humanos da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do município interveio no caso. No dia 23 de agosto de 2007, a pedido do então delegado titular de Corumbá, Valmir Messias de Moura Fé, o juiz Roberto Ferreira Filho, que na época respondia pela 1ª Vara Criminal, decretou a prisão preventiva do cabo Lima.

Posteriormente, o magistrado aceitou denúncia contra o acusado por homicídio doloso. O juiz também determinou o arquivamento do processo de crime ambiental contra Claudemir Mendes e Flávio França, que pescavam junto com Noel Garcia.

Ele considerou que a quantidade ínfima de pescado apreendido (quatro peixes, aparentemente três fora da medida permitida) e alguns apetrechos para pesca "não aconselham, por si só, a movimentação do aparato judiciário".

Nos siga no Google Notícias