ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Capital tem sensação térmica de 4º C e maior frio da estação em 30 anos

Aline dos Santos e Luciana Brazil | 25/09/2013 10:30
Roseli lembra de 1974: "Teve até geada".
Roseli lembra de 1974: "Teve até geada".
Sensação térmica foi de 4ºC hoje em Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio)
Sensação térmica foi de 4ºC hoje em Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio)

A quarta-feira registrou recorde de frio dos últimos 30 anos no período da Primavera em Campo Grande. Na Capital, a mínima foi de 7,3ºC, com sensação térmica de 4ºC. De acordo com o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), em 24 de outubro de 1983, a mínima na cidade foi de 8,8ºC. No interior, houve geada em quatro municípios.

“Faz tempo que não via tanto frio nesta época do ano”, afirma a dona de casa Roseli Paes da Silveira, 62 anos. Ela gravou na memória o maior frio que já enfrentou no mês de setembro. “Em setembro de 1974, teve até geada em Campo Grande”, relatou.

Vinda do Rio Grande do Sul, a costureira Maria Alzenir, de 71 anos, conta que já se desacostumou com as baixas temperaturas. “O calor, por maior que seja, é bem melhor”, enfatiza.

A meteorologista Cátia Braga, do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Estudos Climáticos de Mato Grosso do Sul), a onda recorde de frio é reflexo de uma anomalia climática. Ela até se arrisca a dizer que este ano, que já teve o frio mais intenso dos últimos 35 anos em julho, deve ser alvo de estudiosos no futuro para explicar as causas da mudança climática. "É atípico", frisou.

Conforme o meteorologista da Uniderp/Anhanguera, Natálio Abrahão Filho, em Mato Grosso do Sul, houve formação de geada leve em quatro municípios: Amambai, Bela Vista, Dourados e Rio Brilhante.

No município de Amambai, a mínima foi de 1,9ºC, com sensação térmica de -2ºC. A mesma sensação de frio foi percebida em Bela Vista. Na cidade, a mínima foi de 2,2ºC.

Em Dourados, a mínima foi de 3,2ºC, com sensação térmica de -1ºC. Na regiões Leste e Norte, o dia começou com temperatura amena. Três Lagoas teve mínima de 10,5ºC.

Enquanto Coxim registrou 12,8ºC. No município de Corumbá, no Pantanal, a mínima hoje foi de 15,9ºC. A temperatura deve subir de forma gradativa a partir da tarde desta quarta-feira.

Nos siga no Google Notícias