ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Capital

A partir desta quarta, monitoramento ganha reforço de câmeras no Centro

A instalação de 17 novos equipamentos começa nesta quarta-feira (22), mas o videomonitoramento deve começar a funcionar em 15 dias

Maressa Mendonça | 21/01/2020 17:22
Câmera instalada no cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua 14 de Julho (Foto: Paulo Francis)
Câmera instalada no cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua 14 de Julho (Foto: Paulo Francis)

O monitoramento do Centro de Campo Grande vai ganhar reforço a partir da instalação de novas câmeras de segurança a partir desta quarta-feira (22). O trabalho de colocação dos aparelhos deve ficar pronto em três dias, mas o funcionamento vai ocorrer daqui duas semanas. As imagens captadas serão enviadas em tempo real para o Centro de Operação da Guarda Civil Metropolitana.

De acordo com o gerente de obras da Rua 14 de Julho pela Engepar, Thiago Gonzales em um primeiro momento, as câmeras devem flagrar e punir atos de vandalismo, por exemplo, mas a ideia é que as pessoas “entendam que não podem tomar determinadas atitudes”, ou seja, é ter um caráter educativo, além da questão da segurança.

Segundo ele, o primeiro ponto onde haverá instalação de câmera é no trecho da Avenida Fernando Corrêa da Costa com a Rua 14 de Julho. “São de dois a três dias para a montagem de todos os equipamentos e em 15 dias devem estar funcionando”, diz.

Tecnologia - hoje, o centro da cidade já conta com 22 câmeras espalhadas em diversas ruas, inclusive na Praça Ary Coelho. A partir desta semana, serão instaladas mais 17 câmeras na extensão da Rua 14 de Julho.

As 39 câmeras serão interligadas ao Centro de Operação da GCM e a Base Preventiva Ostensiva instalada no ano passado dentro da Praça Ary Coelho. As imagens serão analisadas em tempo real por efetivo de 12 agentes fixos em escala 24×72. Um dos objetivos é atender imediatamente possíveis ocorrências na região central.

O sistema de videomonitoramento permite a gravação das imagens e as câmeras têm tecnologia capaz de realizar o reconhecimento facial, mas isto ainda não deve ocorrer.

De acordo com a coordenadora da Central de Projetos da prefeitura, Catiana Sabadin Zamarrenho, para isto ocorrer é preciso de um sistema com possibilidade de linkar as imagens com os arquivos de órgãos de segurança. Este sistema ainda não existe em Campo Grande, “mas vamos analisar a possibilidade de um convênio futuro”, disse.

A secretária Carmen Santos, de 42 anos (Foto: Paulo Francis)
A secretária Carmen Santos, de 42 anos (Foto: Paulo Francis)
O pedreiro José Magno da Silva, de 41 anos (Foto: Paulo Francis)
O pedreiro José Magno da Silva, de 41 anos (Foto: Paulo Francis)

Monitorados - a reportagem do Campo Grande News conversou com alguns campo-grandenses sobre o comportamento deles perante as câmeras. Eles foram unânimes em dizer que não tem essa preocupação e a maioria tem uma sensação maior de segurança.

A secretária escolar Carmen Santos, de 42 anos, é uma das que comemora a instalação. “Acho que ajuda tanto as pessoas que estão andando por aqui quanto os comerciantes”,diz. Segundo ela, o ideal seria levar também para os bairros. “Infelizmente não tem”.

Funcionário de um estúdio de tatuagem, Eduardo Lucas Xavier, de 26 anos, não acredita em mudança de comportamento das pessoas perante as câmeras e prevê melhora tanto no trânsito quanto na resolução de crimes. “Esses dias tentaram roubar aqui e pegaram em minutos”, lembra.

O pedreiro José Magno da Silva, de 41 anos, também comenta sobre a sensação de segurança e diz “não se sentir monitorado”. Para ele, a instalação de câmeras é uma tendência. “Sentado aqui tenho certeza que tem câmeras em vários comércios”, diz, completando que mesmo assim não há uma preocupação constante em relação ao comportamento. “Quem tem que se preocupar é quem faz coisa errada”, brinca.

A aposentada Ana Francisca Almeida, de 71 anos, afirma “nem ligar para as câmeras. Eu passo direito e se tiver que acontecer algo vai acontecer com ou sem câmera”.

Aviso - a Prefeitura emitiu nota informando que o fornecimento de internet gratuita, através do programa Conecta Campo Grande, será interrompido a partir das 6 horas do dia 24 de janeiro (sexta-feira), com previsão de retorno no dia 4 de fevereiro em consequência da instalação das câmeras.

Câmera de monitoramento no centro de Campo Grande (Foto: Paulo Francis)
Câmera de monitoramento no centro de Campo Grande (Foto: Paulo Francis)
Nos siga no Google Notícias