ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Imasul usará drones para investigar sujeira encalhada no Rio Miranda

Principal suspeita é de que o volume de água da chuva tenha contribuído ao arrancar materiais das margens do rio

Gabriel Neris | 13/01/2020 15:10
Equipe da prefeitura usa trator para desobstruir trecho do Rio Miranda (Foto: Divulgação)
Equipe da prefeitura usa trator para desobstruir trecho do Rio Miranda (Foto: Divulgação)

Técnicos do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) vão investigar a origem do encalhe no Rio Miranda no último fim de semana. Drones serão utilizados para sobrevoar áreas que possam ter sido desmatadas de forma irregular, acabando com a mata ciliar, cobertura vegetal que protege o rio de dejetos.

De acordo com o diretor-presidente do instituto, André Borges, uma área já foi delimitada para observação. “De antemão, nosso entendimento é que esse material tenha sido arrancado das margens pelas fortes chuvas”, avalia.

Outra possibilidade avaliada pelo Imasul é de que o material ainda seja rescaldo das queimadas ocorridas durante a Primavera no Pantanal.

No entendimento do Imasul, a intensidade das chuvas nos últimos dias pode ter contribuído arrancando a vegetação, visto que o material é composto em maioria por vegetação nativa das margens do rio.

De acordo com o comandante da PMA (Polícia Militar Ambiental), em Miranda, tenente Antônio Rondon da Silva, o volume de sedimentos carregado foi maior e criou a barreira navegação na altura da Ponte do Calcário, já na área urbana de Miranda, município localizado a 201 km de Campo Grande.

“O fenômeno é conhecido da população, ocorre todos os anos nessa época de chuvas mais intensas. Esse tipo de vegetação é característica do Rio Miranda”, diz o comandante.

Equipe da prefeitura iniciou os trabalhos de desobstrução nesta segunda-feira (13) utilizando tratores. Simultaneamente, os técnicos do Imasul estudam imagens de satélite feiras nos últimos dias para comparar eventuais alterações na paisagem.

Segundo o Imasul, no último dia de 2019 a régua de medição do nível do leito do rio marcava 3,86 metros e hoje atingiu os 5,28 metros de volume d’água. Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), choveu 138,4 milímetros desde o início do mês até hoje na região.

Nos siga no Google Notícias