ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Acordo para resolver assoreamento será assinado no fim do mês, diz prefeito

O município anunciou que o termo prevê investimentos de R$ 8 milhões e início de obra na primeira quinzena de junho

Mayara Bueno e Fernanda Palheta | 16/05/2019 13:32
Prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), durante entrevista. (Foto: Marina Pacheco/Arquivo).
Prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), durante entrevista. (Foto: Marina Pacheco/Arquivo).

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), disse nesta quinta-feira (dia 16) que assinará, junto com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), o acordo que prevê obras para resolver definitivamente o assoreamento do lago do Parque das Nações Indígenas.

Nesta semana, o município anunciou que o termo prevê investimentos de R$ 8 milhões e início de obra na primeira quinzena de junho. Hoje, o chefe do Executivo municipal afirmou que “provavelmente” a solenidade de assinatura do acordo será em 25 de maio na sala do governador.

Acrescentou, ainda, que a responsabilidade pela solução é do Executivo estadual, mas que a prefeitura vai se “solidarizar” e também dar contrapartida. Segundo ele, “estamos assistindo” a causa e, sim, a consequência de um problema que começou há 15 anos.

A intervenção começará pelo desassoreamento do lago, o que deve retirar da água 140 mil metros cúbicos de areia com a utilização de escavadeiras hidráulicas.

Segundo o Executivo municipal, o montante previsto abrangerá construção de um piscinão no Córrego Reveillon, localizado entre as avenidas Mato Grosso e Hiroshima; obras de controle de erosão e recomposição vegetal nas margens do Córrego Joaquim Português e implantação de uma comporta de regulação do nível do lago. A água dos dois córregos forma o lago.

Histórico – Desde o começo do ano, as pessoas viram a situação no lago mudar o conhecido cartão postal de Campo Grande. O banco de areia formado, já em tamanho considerável, ‘serviu’ para escrita da palavra “vergonha”, em forma de protesto.

Quem caminha no parque também notou aos poucos a degradação do lago, até um grupo promover um abração em volta para chamar atenção do poder público. Em março, Prefeitura da Capital e Governo do Estado começaram a anunciar que fariam um projeto para, não só desassorear, mas evitar que o quadro volte no próximo período de chuvas intensas.

Em abril, o Executivo estadual divulgou o projeto, mas não detalhou custos nem previsão de início. Agora, o poder público informa mais um passo com a promessa de solução definitiva.

Um termo será assinado entre os Executivos municipal e estadual será assinado nos próximos dias pelo governador Reinaldo Azambuja e o prefeito Marquinhos Trad.

 

Nos siga no Google Notícias