ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, TERÇA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Acusado de executar rapaz na saída de tabacaria no Jardim Leblon é absolvido

Detido desde janeiro, o réu deixa a prisão após decisão do Júri

Por Dayene Paz | 25/11/2025 14:44


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Rafael Ortiz Sobrinho foi absolvido pelo Tribunal do Júri de Campo Grande das acusações de homicídio contra Hugo Henrique Beltrão Santana e tentativa de homicídio contra Josaine Roberta Soares de Melo. O crime ocorreu na madrugada de 31 de dezembro de 2023, após a saída de uma tabacaria no Jardim Leblon. O caso teria sido motivado por ciúmes, pois Rafael manteve relacionamento com uma das mulheres que estava no veículo com Hugo. Após a votação dos quesitos, o Conselho de Sentença decidiu pela absolvição do réu nos dois crimes, e o juiz determinou sua imediata soltura.

Rafael Ortiz Sobrinho, levado a julgamento pelo homicídio de Hugo Henrique Beltrão Santana, de 22 anos, e pela tentativa de homicídio contra Josaine Roberta Soares de Melo, foi absolvido pelo Tribunal do Júri de Campo Grande nesta terça-feira (25). O júri reconheceu a materialidade e a autoria dos fatos, mas entendeu que o réu deveria ser absolvido de ambas as acusações.

A sessão entrou na fase de sustentação da defesa às 11h46. Os advogados apresentaram três teses principais para cada uma das imputações: absolvição por negativa de autoria, absolvição genérica e afastamento das qualificadoras em caso de eventual condenação. No caso de Josaine, atingida por erro de execução, foram sustentadas as mesmas teses.

Após a votação dos quesitos, o Conselho de Sentença decidiu pela absolvição do réu nos dois crimes. Com base na decisão soberana dos jurados, o juiz julgou improcedente a denúncia feita pelo Ministério Público Estadual e absolveu Rafael Ortiz Sobrinho.

Diante do resultado, o magistrado revogou a prisão preventiva e determinou a expedição imediata do alvará de soltura.

Rafael foi preso mais de um ano depois do crime, na tarde de segunda-feira (27 de janeiro deste ano), no próprio Fórum de Campo Grande, durante audiência, em cumprimento a mandado de prisão relacionado ao caso.

Homicídio - O crime ocorreu na madrugada de 31 de dezembro de 2023, após a saída de uma tabacaria no Jardim Leblon. A investigação apontou que Rafael manteve relacionamento com uma das mulheres que estavam no veículo com Hugo. Após o término, a jovem se envolveu com a vítima, o que teria motivado o ciúme do acusado.

Dias antes da morte, Rafael comprou o revólver usado no crime. Na madrugada do dia 31, encontrou a ex-namorada acompanhada das amigas e de Hugo. Aproveitou o momento em que o grupo deixava a tabacaria e efetuou os disparos contra o carro. Hugo e Josaine foram atingidos; as demais ocupantes não sofreram ferimentos.

Câmeras de segurança de uma residência flagraram a cena. Às 00h37, Hugo parou o Hyundai HB20 na Rua Ciríaco Maymone. Duas jovens saíram desesperadas, gritando por ajuda: “Meu Deus, alguém ajuda. Chama a ambulância”. Outras três permaneceram no interior do automóvel, até que todas desembarcaram. Uma delas aparece no vídeo mancando e senta no meio-fio. As amigas caminham de um lado para o outro pedindo socorro, enquanto a vítima cai para o lado do banco do passageiro.

Chorando, uma delas pede que liguem para a polícia. Outra grita o nome do rapaz. Um motociclista que passava pela rua foi abordado por uma das jovens: “Moço, como é o nome dessa rua, pelo amor de Deus, meu amigo levou um tiro”. Um segundo motociclista parou, desceu e foi até a porta do motorista, observando a vítima caída.

No áudio da câmera, uma jovem liga para um conhecido e diz: “O Hugo levou um monte de tiro aqui com nós”.

Cerca de 20 minutos depois, vídeos mostram a chegada de equipes do Batalhão de Choque ao local. O socorro foi acionado, mas quando o Corpo de Bombeiros e o Samu chegaram, Hugo já estava morto.

Com a decisão do júri, Rafael deixa a prisão após ser absolvido das imputações que pesavam contra ele.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.