ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, TERÇA  30    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Advogado Ernesto Borges Filho morre aos 89 anos em Campo Grande

Fundador de um dos maiores escritórios de advocacia do país, ele teve participação direta na criação da OAB-MS

Por Jhefferson Gamarra | 30/12/2025 16:36
Advogado Ernesto Borges Filho morre aos 89 anos em Campo Grande
Advogado Ernesto Pereira Borges Filho, falecido nesta terça-feira em Campo Grande (Foto: Reprodução)

O advogado Ernesto Pereira Borges Filho morreu nesta terça-feira (30), aos 89 anos, em Campo Grande. Com mais de seis décadas dedicadas à advocacia, ele era um dos profissionais mais antigos e respeitados da OAB-MS (Ordem dos Advogados de Mato Grosso do Sul), portador da inscrição nº 379, uma das mais antigas da instituição.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O advogado Ernesto Pereira Borges Filho faleceu nesta terça-feira (30), aos 89 anos, em Campo Grande. Com mais de 60 anos dedicados à advocacia, era portador da inscrição nº 379 da OAB-MS, uma das mais antigas da instituição. Natural de Aquidauana, formou-se pela Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas da Guanabara e fundou o Escritório Ernesto Borges Advogados, hoje presente em nove cidades brasileiras. Teve participação fundamental na criação do Estado de Mato Grosso do Sul e na instalação da OAB/MS, sendo reconhecido em 2023 com a Medalha do Mérito Jurídico Heitor Medeiros.

Natural de Aquidauana, Ernesto Borges Filho formou-se pela Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas da Guanabara e exerceu a advocacia desde 1963. Filho do desembargador Ernesto Pereira Borges, foi o fundador do Escritório Ernesto Borges Advogados, que, sob sua liderança, consolidou-se como uma banca de atuação nacional. Atualmente, o escritório conta com unidades em Campo Grande, Cuiabá, São Paulo, Porto Alegre, Goiânia, Brasília, Palmas, Porto Velho e Manaus, sendo atualmente administrado por seu filho, o advogado Ernesto Borges Neto.

Além da atuação profissional, Ernesto Borges Filho teve participação histórica na consolidação institucional do Estado de Mato Grosso do Sul. Ele prestou consultoria jurídica no período que antecedeu a criação do Estado e colaborou diretamente com a instalação da OAB-MS, após a divisão do então Estado de Mato Grosso. Sua contribuição é considerada decisiva para a estruturação da advocacia no novo ente federativo.

Reconhecido pelo perfil ético e pela busca constante da excelência, dedicou sua carreira à defesa do Direito como instrumento das garantias individuais e das liberdades coletivas. Foi também um precursor da modernização da advocacia em Campo Grande, sendo o primeiro advogado da capital a utilizar máquina de escrever elétrica e, posteriormente, a liderar a transição para a era digital nos escritórios jurídicos. O interesse pela tecnologia, que mantinha inclusive como hobby, refletia uma postura profissional sempre voltada à inovação.

Desde o ano 2000, atuava como consultor do escritório que fundou, mantendo-se como referência interna de princípios éticos, valores institucionais e visão estratégica. Em 2023, teve sua trajetória reconhecida pela OAB-MS com a Medalha do Mérito Jurídico Heitor Medeiros, a mais alta honraria concedida pela Seccional.

Em nota oficial, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso do Sul comunicou o falecimento e manifestou pesar. O presidente da OAB/MS, Bitto Pereira, destacou a importância do advogado para a classe.

“Doutor Ernesto foi um brilhante Advogado, de trajetória profissional irretocável. Fundador de um dos mais respeitados e maiores escritórios de Advocacia do país, deixa um legado inestimável para a classe. Perdi um grande amigo, cuja convivência e sabedoria foram privilégios ao longo dos anos. Externo meus mais sinceros sentimentos e condolências à família e aos sócios”, declarou.

Ernesto Borges Filho nasceu em 10 de novembro de 1939 e faleceu em 30 de dezembro de 2025. O velório ocorre nesta terça-feira (30), no cemitério Jardim das Palmeiras, localizado na Avenida Tamandaré, 6781, no Jardim Seminário, em Campo Grande.