ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Agente que matou pedreiro foi agredido a chutes e socos, diz sindicato

O crime aconteceu na madrugada de ontem no camarote do show de Henrique e Juliano, realizado no estacionamento do Shopping Bosque dos Ipês

Viviane Oliveira | 25/09/2017 06:43
Horas antes do assassinato, Adílson (de camisa branca) posa para foto junto com os primos no show (Foto divulgada pela família)
Horas antes do assassinato, Adílson (de camisa branca) posa para foto junto com os primos no show (Foto divulgada pela família)

Joseilton de Souza Cardoso, 34 anos, que matou com tiro no peito Adílson Silva Ferreira dos Santos, 23 anos, atirou uma vez para se defender porque foi agredido a chutes, socos e pontapés por um grupo de rapazes. As informações são do SINAPF-MS (Sindicato dos Agentes Federais de Execução Penal em Mato Grosso do Sul), que divulgou nota em defesa do servidor público federal nesta segunda-feira (25). 

O crime aconteceu na madrugada de ontem (24) no camarote do show de Henrique e Juliano, realizado no estacionamento do Shopping Bosque dos Ipês.

Segundo o texto, o agente penitenciário chamou a atenção do grupo que furava a fila do banheiro químico. Ao voltar para o camarote, Joseilton foi agredido com um soco pelas costas por um dos rapazes. Ele, então, se desequilibrou, caiu nas escadarias e no chão passou a ser agredido com chutes e socos pelos homens. “Diante da situação, que beirava o linchamento, o agente utilizou do único meio necessário para repelir a agressão e fez apenas um disparo”, diz a nota.

Conforme o sindicato, o agente está machucado com escoriações, hematomas no rosto e em diversas partes do corpo. A nota esclarece ainda que o servidor tem porte de arma de fogo em todo território nacional amparado legalmente por lei e regulamentos internos.

“Todos os agentes federais que exercem suas funções no Depen (Departamento Penitenciário Nacional), orgão do Ministério da Justiça, recebem capacitação física, psicológica e rígido treinamento técnico e tático para utilização de armas de fogo”, de acordo com o texto. 

O agente penitenciário está em estágio probatório. Joseilton foi nomeado há 8 meses, no dia 25 de janeiro deste ano. Ele foi um dos 391 aprovados no último concurso realizado em 2015 pela banca Cespe/UNB. Vindo do Ceará, o servidor público trabalha no Presídio Federal de Campo Grande. O estágio probatório é um período de 3 anos de avaliação do servidor nomeado para cargo efetivo.

Joseilton foi preso em flagrante por homicídio. Ele está em uma das celas da Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) do Centro e vai nesta manhã para audiência de custódia no Fórum. Na ocasião, o juiz vai decidir se converte a prisão dele em preventiva. A pistola.40 usada no crime foi apreendida.

O corpo caiu no pé da escada que dá acesso ao camarote (Foto: Direto das Ruas)
O corpo caiu no pé da escada que dá acesso ao camarote (Foto: Direto das Ruas)
Nos siga no Google Notícias