Agora no calendário oficial da cidade, Festa de Santa Luzia este ano é diferente
Apesar disso, fiéis vão celebrar data com missas, carreata e churrasco por meio de drive thru e delivery
Realizada há 50 anos, a tradicional Festa de Santa Luzia, padroeira da visão, sofrerá adaptações em 2020, mas não deixará de ser celebrada, neste dia 13 de dezembro. O evento este ano trouxe ainda mais expectativas para milhares de fiéis, que desejavam comemorar a ocasião pela primeira vez após a festa entrar oficialmente para o calendário da Capital, mas adaptações foram necessárias devido à pandemia do novo coronavírus.
Ao invés de missas lotadas, restrição de pessoas. No lugar da procissão, carreata. Até o churrasco de almoço foi adaptado e, este ano, funcionará no sistema drive thru, ou por delivery. Mas, apesar das mudanças, a ocasião não passará em branco.
“A pandemia trouxe angustia, uma preocupação a mais para as pessoas, por isso a festa perde um pouco do brilho. Não será uma festa realmente, será mais para celebrar o dia de Santa Luzia para não deixar passar em branco. Em pleno ano que entramos para o calendário oficial do município, não pode ter baile, apresentação de jovens, nem barracas de quermesse, mas celebraremos com todos os cuidados”, destaca padre Cleber Brugnago Rosa.
Entre as medidas de biossegurança, missas ao ar livre, com cadeiras espaçadas, uso obrigatório de máscara, 12 pontos com frascos de álcool em gel, entre outros cuidados. O número de fiéis também deve ser menor no local, este ano. Antes, cerca de 4 mil pessoas passavam pela paróquia em aproximadamente 5 dias de festa. Este ano, a estimativa é de que mil fiéis participem de missas que serão realizadas três horários.
“As missas são muito concorridas e este ano acontecem às 7h, 10h e 19h. Como são muitos os devotos, alugamos cadeiras e vamos fazer no salão paroquial. Teremos bastante lugares, mas todos separados. Salão é mais aberto e arejado”, explica o religioso.
A noite, logo após missa das 19h, será realizada carreata por ruas do bairro. A expectativa é de que 150 famílias partissem, cada uma com seu próprio veículo.
Barracas serão montadas no pátio da igreja para receber fiéis que desejam comprar o tradicional churrasco, no almoço. A marmita, que custará R$ 25, será entregue para que a pessoa leve para casa. Quem optar por receber no conforto do lar, pode entrar em contato pelo número 3023-6966.
“Vamos fazer aquilo que está dentro das nossas condições. Essa alegria de ao menos ter missa, carreata e churrasco para levar para casa, trouxe um acerto acalento para as pessoas”, destaca padre Cleber.
Santa Luzia – “No século terceiro ela teve muita coragem, perdeu o pai, era de uma família rica no sul da Itália, e a mãe queria casar ela com um jovem, porém ela desejava fazer uma consagração a Deus. Com isso, autoridades, que naquele tempo não aceitavam o fato de uma moça não querer casar, mandaram matá-la”, conta o padre.
“Primeiro mandaram amarrá-la atrás da junta de boi, para puxa-la pela cidade e servir de ‘exemplo’ para outras mulheres, mas não conseguiram. Depois a questão dos olhos, ela tinha uma vista muito bonita, segundo a história verdes claros, ela pediu para arranca-la a vista... milagrosamente ela recebeu novos olhos”, diz.
“Por fim, a jovem teve a cabeça decepada com guilhotina. Foi alguém que derrubou seu sangue pela cauda de Deus, por isso, o mundo inteiro celebra Santa Luzia, pedindo a ela que conserve o dom da visão”, explica Cleber.
Serviço - A Paróquia Santa Luzia está localizada na Rua Santa Madalena, nº 296, Bairro Santa Luzia. O telefone para contato é o 3023-6966.