A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

11/07/2015 20:47

Agricultores familiares terão descontos no pagamento de financiamentos

Thiago de Souza

Agricultores familiares que acessam o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) terão descontos no pagamento de financiamentos.

A decisão significa que produtos como raiz de mandioca, feijão, castanha de caju e outras 13 culturas tiveram o valor de mercado abaixo do PGPAF (Preço de Garantia de Preços da Agricultura Familiar).

Os descontos foram determinados para as seguintes culturas: açaí, algodão em caroço, babaçu (amêndoa), banana, borracha natural cultivada, cacau (amêndoa), cana de açúcar, castanha de caju, feijão, leite, maracujá, milho, raiz de mandioca, sorgo, trigo e triticale.

A raiz de mandioca, por exemplo, tem desconto de 51,81% no Espírito Santo, e o feijão está com bônus de 27,38% em Tocantins. Já a castanha de caju apresenta 17,54% no Maranhão.

A dedução vale para o período de 10 de julho a 9 de agosto de 2015, com referências nos preços praticados no mercado em junho de 2015.

O bônus é calculado mensalmente pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgado pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF/MDA).

De acordo com a Agraer/MS, em Mato Grosso do Sul, são 70,5 mil famílias de agricultores familiares, sendo 35.469 famílias de assentados da reforma agrária e crédito fundiário,  20.060 famílias de agricultores familiares tradicionais, 12 famílias indígenas,  2.112 famílias de pescadores profissionais artesanais e 592 familias de quilombolas. 



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions