ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Além de hipermercado, bombeiros interditam áreas de três clubes

Bianca Bianchi | 15/03/2016 18:52
No início da noite desta terça-feira, o hipermercado continuava fechado (Foto: Alan Nantes)
No início da noite desta terça-feira, o hipermercado continuava fechado (Foto: Alan Nantes)

Além de interditar a unidade da rua Maracaju do hipermercado Extra, em Campo Grande, nesta terça-feira (15), o Corpo de Bombeiros também interditou, neste mês, áreas de três clubes da Capital. As ações fazem parte de uma operação do 6º Grupamento de Bombeiros Militar, que começou no dia 29 de fevereiro, para conferir condições mínimas de segurança em locais de aglomeração localizados na Área Norte da cidade.

O Clube Libanês, localizado na rua Dom Aquino, no Centro da cidade, foi interditado no dia 8 de março após descumprir notificações em 2011, 2013 e 2015, segundo histórico da corporação. Para abrir novamente, o estabelecimento deverá adequar as instalações elétricas, apresentar atestado de brigada de incêndio e adequar as saídas de emergência.

No mesmo dia, o Tênis Clube, localizado no Conjunto José Abrão, teve o salão de eventos e área de piscinas interditados. Segundo o Corpo de Bombeiros, o estabelecimento foi notificado em 2014 e 2015 por não ter atestado de conformidade elétrica, brigada de incêndio em conformidade com a Norma Técnica que regulamenta a atividade, ausência de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) das instalações elétricas e central de gás, além do Laudo Técnico de Estanqueidade da central de gás.

Foi recomendado, também, que o clube atualize o PSCIP (Processo de Segurança contra Incêndio e Pânico), adeque guarda corpo e corrimãos, realize manutenção dos sistemas de hidrante, alarmes, bomba de incêndio e dos preventivos de segurança (extintores, hidrantes, iluminação de emergência), assim como, apresente ART(Anotação de Responsabilidade Técnica) com laudo de validade de aplicação de produto retardante a chamas em forros e pisos de madeira, instale barras anti-pânico no salão de eventos e providencie guarda vidas durante todo o horário de funcionamento das piscinas.

Ja o Clube Estoril, localizado no bairro Jardim Autonomista, após três anos de notificações não cumpridas (2013 a 2015), teve seu salão de eventos interditado no dia 9 de março. O clube deverá executar PSCIP (Processo de Segurança contra Incêndio e Pânico) aprovado pelo Corpo de Bombeiros, apresentar atestado de brigada de incêndio e ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) das instalações elétricas, da manutenção do gerador de energia e das câmaras frigorificas, entregar laudo Técnico de Estanqueidade da central de gás, além de realizar manutenção de todos os preventivos (extintores, hidrantes, iluminação de emergência).

A reportagem do Campo Grande News entrou em contato com os três clubes interditados. O Clube Libanês não atendeu nem retornou às ligações, o Tênis Clube informou que cumpriu todas as exigências previstas nas notificações, entrou com recurso na sexta-feira (11) e o clube foi liberado e fucionou normalmente no final de semana. O Clube Estoril, por sua vez, informou que passará informações amanhã (16).

Extra - Por solicitação do MPE (Ministério Público do Estado), uma equipe do Corpo de Bombeiros fechou o estabelecimento até a correção dos problemas e aplicou multa de 2.500 Uferms (Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul), equivalente a R$ 58.375. O pedido de vistoria que resultou na interdição partiu da 43ª Promotoria de Justiça.

De acordo com a corporação, o estabelecimento deve apresentar ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) de manutenção dos preventivos (extintores, hidrantes, iluminação de emergência), de manutenção do gerador, alarme de incêndio, elevador e escada rolante.

O hipermercado, por meio de assessoria de imprensa, afirmou que está trabalhando para retomar as atividadades, mas, não informou o prazo para que isso aconteça.

Nos siga no Google Notícias