ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Alvo de reclamações, eleição para conselheiro tutelar é suspensa

A suspensão considera recomendação do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul)

Anahi Zurutuza | 16/10/2019 13:16
Mesária em uma das salas organizadas para receber eleitores (Foto: Marina Pacheco/Arquivo)
Mesária em uma das salas organizadas para receber eleitores (Foto: Marina Pacheco/Arquivo)

Após “enxurrada” de reclamações e candidatos questionando etapas na Justiça, o CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente) decidiu suspender o resultado provisório da eleição para conselheiro tutelar em Campo Grande.

A suspensão considera recomendação do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul). A medida, assinada pelo presidente do CMDCA, Celso José do Santos, foi publicada em edição extra do Diogrande desta quarta-feira (16).

A publicação não explica em qual prazo o conselho tomará decisão sobre manter o resultado do pleito ou refazer o processo. A posse dos 25 novos conselheiros estava marcada para 10 de janeiro.

Ontem (15), integrantes do CMDCA foram à Câmara dar explicações aos vereadores sobre a ocorrências registradas no pleito, que levou 20,3 mil pessoas às urnas no primeiro domingo de outubro, dia 6. O número é recorde e conforma explicou a organização naquele dia, problemas nos locais de votação, como a falta de cédulas para depositar o voto, foram consequência da surpresa com a participação na população na escolha dos membros dos Conselhos Tutelares.

Sub judice - Também nesta terça-feira, foi publicada no Diário Oficial a exclusão de um dos candidatos que havia conquistado uma das vagas. Marcelo Marques de Castro, teve 384 votos – o 13º mais votado –, mas já era conselheiro lotado no 1º Conselho Tutelar Região Sul e respondeu a procedimento interno por fato ocorrido em 2016 e por isso, não poderia se candidatar.

Ele conseguiu manter o nome na urna por força de liminar judicial enquanto recorria internamente da decisão da Comissão Permanente de Ética dos Conselheiros Tutelares de Campo Grande, mas a sentença contra ele foi mantida.

Dentre os 25 mais votados, outros cinco concorreram sub judice. Significa que futuras decisões judiciais podem alterar o resultado das eleições.

Alvo de reclamações, eleição para conselheiro tutelar é suspensa
Nos siga no Google Notícias