ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Ansiosas, crianças voltam às aulas na abertura do ano letivo na Reme

Rede Municipal de Ensino de Campo Grande espera receber até 103 mil crianças e adolescentes nas 194 escolas e Ceinfs. Entrega de kits escolares começa nesta terça-feira

Humberto Marques e Bruna Kaspary | 06/02/2018 07:46
Alunos chegam à Escola Municipal Oliva Enciso, no Tiradentes, para o primeiro dia do ano letivo de 2018. (Foto: André Bittar)
Alunos chegam à Escola Municipal Oliva Enciso, no Tiradentes, para o primeiro dia do ano letivo de 2018. (Foto: André Bittar)

As 194 unidades da Reme (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande abriram as portas nesta terça-feira (6) para o ano letivo de 2018, expondo a ansiedade de alunos com a volta às aulas e em reencontrar os amigos. A Secretaria Municipal de Educação da Capital espera, neste ano, atender a 103 mil crianças e adolescentes com vagas nos Ceinfs (Centros de Educação Infantil) e escolas municipais. Junto com o início das aulas, começam a ser entregues os kits escolares –primeiro pelas creches já neste primeiro dia.

Com apenas 5 anos, o pequeno Nicolas lutou para não acordar, até que a mãe, a autônoma Marielly Nogueira, lembrou-o que ele iria perder o primeiro dia de aula no Pré 2. “Quando disse isso ele pulou da cama. Ele briga comigo se deixo ele perder aula”, afirmou ela. A mãe do estudante da Escola Municipal Oliva Enciso, no Tiradentes (leste da Capital), afirma que o retorno das aulas anima o garoto. “Ele já estava cansado de ficar em casa. Depois que compramos os materiais escolares, então, ficou mais animado ainda”, contou.

O carpinteiro Paulo Daniel, 33, encarregou-se de levar a filha Adriele, 12, até o Oliva Enciso nesta manhã. Aluna do 7º ano, ela encontrou na nova escola tranquilidade que não tinha na anterior, segundo ele. “Faz dois anos que ela está aqui. Ainda tenho receio porque na escola antiga ela sofria muito bullyng”, afirma ele, atribuindo o problema ao peso da filha. “Fico apreensivo por causa da idade dela, está ficando mocinha”.

Adriele, porém, está muito bem ambientada na nova escola, conforme o pai. “Ela estava bastante ansiosa para voltar para a escola, não via a hora de rever os colegas”, declarou Daniel. “Aqui ela fica bem mais tranquila”, emendou.

Marielly conta que Nicolas não quis acordar até ser lembrado que perderia o primeiro dia de aulas. (Foto: André Bittar)
Marielly conta que Nicolas não quis acordar até ser lembrado que perderia o primeiro dia de aulas. (Foto: André Bittar)

Preparo – O número exato de estudantes a serem atendidos pela Reme neste ano ainda não foi fechado, haja vista que a confirmação de matrículas segue em andamento –caso, por exemplo, da segunda lista de chamada para vagas nos Ceinfs, divulgada nesta segunda-feira (5) pela Semed em seu site.

Além disso, em uma escola o ano letivo começará depois: em vias de ser inaugurada, a Escola Municipal Varandas do Campo, que terá capacidade para 800 alunos, começa a funcionar no dia 19. As obras estão em fase final. Lá, conforme a assessoria da prefeitura, foram confirmadas cerca de 500 matrículas.

Em janeiro, a secretaria deu início ao processo para organizar as escolas visando ao novo ano letivo, por meio de reparos e manutenções, bem como limpeza, roçadas e podas –em parceria com a CG Solurb e a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos). Os alimentos que vão integrar a merenda começaram a ser distribuídos ainda em janeiro. Conforme a assessoria do Paço Municipal, as compras foram programadas para atender a todas as escolas e Ceinfs ao longo de 2018.

Neste primeiro mês, 158.463 quilos de alimentos secos serão entregues, além de carne bovina e frango. Já os hortifrútis somam 91.349 quilos e começariam a ser distribuídos no início das aulas para garantir o frescor dos alimentos.

Kits escolares começam a ser distribuídos hoje nas escolas e Ceinfs. (Foto: Prefeitura de Campo Grande/Divulgação)
Kits escolares começam a ser distribuídos hoje nas escolas e Ceinfs. (Foto: Prefeitura de Campo Grande/Divulgação)

Kits – Nesta terça-feira começam também a ser entregues os kits escolares para os estudantes. Em comum, os conjuntos contam com apontador com reservatório, borracha, caderno de desenho e caixa de lápis de cor.

O kit para a Educação Infantil inclui tinta guache, caneta hidrográfica, massa de modelar, agenda escolar, pincel nº 8 e giz de cera. Já para o Ensino Fundamental serão entregues cadernos brochura e universitário, caneta esferográfica, régua, esquadros, transferidos, cola, tesoura e lápis preto nº 2.

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) oficializa a abertura do ano letivo e entrega dos kits em evento às 10h, no Ceinf Mary Sadalla Saad (na rua Palmeiras, 583, Estrela Dalva I).

Nos siga no Google Notícias