ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Antes de ser inaugurada, Orla Morena já sofre com ação de vândalos

Ana Maria Assis | 22/12/2010 13:08
Morador da região há mais de 60 anos, aponta usuário de drogas e pichação, reclamando das ações de vandalismo na Orla Morena. (Foto: Simão Nogueira)
Morador da região há mais de 60 anos, aponta usuário de drogas e pichação, reclamando das ações de vandalismo na Orla Morena. (Foto: Simão Nogueira)

A paisagem bonita e limpa proporcionada pelas obras que deram origem à Orla Morena já é alvo da ação de vândalos que vão ao local para pichar e suja o lugar. Não só as pistas de skate, como também os bancos e muros da estrutura da Orla e também dos imóveis ao redor dela estão sendo pintados durante a noite. Segundo moradores da região, usuários de drogas também estão tomando conta do local à noite e outros jovens estão utilizando o espaço para beber e ouvir música alta em dia de semana.

O secretário de governo, Rodrigo Aquino, afirma que a prefeitura está ciente do problema, e que já viabiliza recursos para, pelo menos, diminuir este tipo de ação no local. “O policiamento está sendo feito pela Guarda Municipal, com homens de motocicleta. Está sendo criada a Associação de Amigos da Orla, que é um movimento espontâneo do cidadão para ajudar a cuidar do local. Estamos em busca de empresas, para que sejam parceiras e ajudem a cuidar do espaço com paisagismo e limpeza. É uma série de ações por parte do município, para que o cidadão tenha condições usufruir do espaço com tranqüilidade”.

Estas ações, conforme moradores da região, terão apoio dos cidadãos conscientes pelo respeito necessário a obra em que foi aplicado dinheiro público. Júlio Cezar de Moraes, 31 anos, professor e advogado, mora em frente a Orla Morena. Ele afirma que “em termos de obras, é uma maravilha. A prefeitura está de parabéns. No entanto, é preciso mesmo oferecer segurança e impor as regras, pois há usuários de drogas, bebidas e pessoas que vêm ouvir música alta vindo aqui no período noturno. Ele justifica a preocupação lembrando que há pessoas de idade na região. “Muitas pessoas moram aqui há cerca de 30 anos, são mais velhos, e não vão gostar desse convívio”.

Uma das pessoas a quem Júlio se referiu, estava caminhando na Orla nesta manhã. Orlando Humberto Costa, 68 anos, mora há mais de 60 na região. Ele foi mais radical chegando a acusar “os meninos do skate” de praticar o vandalismo, no entanto, Júlio não acredita nesta hipótese. “Isto aqui a noite virou o quartel general da bandidagem. Meia dúzia de maloqueiros viram donos do lugar. Não tem 15 dias que está pronto, e já está cheio de pichação. Eles vêm a noite, sujam deixando garrafas e só dá pra vir aqui de manhã”, reclamou o idoso.

Abordado pela equipe do Campo Grande News enquanto brincava, um menino de 8 anos soube explicar bem o que está acontecendo desde que a obra ficou pronta. Ele estava se divertindo andando de skate com meninos da sua idade e mais velhos. “Aqui é assim: os drogados vem usar drogas, fumar maconha e também dormir. Aí tem os maloqueiros que vem pichar tudo, eles só vem, picham e vão embora a noite. E aí tem a gente, que vem brincar aqui e andar de skate de manhã e a tarde”.

O menino chegou a contar uma travessura que foi reprovada pelo irmão. “Esses dias eu pichei, vim aqui e escrevi meu nome de lápis, mas meu irmão ficou bravo e mandou eu apagar. Também não acho que fica bonito assim, e apaguei mesmo”, disse o garoto cercado pelos amigos.

Usuário de drogas acorda pela manhã na escadaria da Orla Morena. (Foto: Simão Nogueira)
Usuário de drogas acorda pela manhã na escadaria da Orla Morena. (Foto: Simão Nogueira)

Usuários de drogas

Na escadaria que leva até a pista de skate, ao mesmo tempo em que as crianças brincavam nesta manhã, um rapaz dormia com o cachimbo que sobrou das drogas que deve ter utilizado na noite anterior. Quando viu a equipe do Campo Grande News, escondeu rapidamente o objeto entre as mãos. Ele acordou, brincou com a reportagem, e dormiu novamente.

Vitor Rafael Vivegini, 16 anos, é estudante do segundo ano, e evita passar pelo local quando anoitece, dizendo que o clima fica “tenso”. “Acabaram as provas e só agora eu pude vir aqui. Mas também só venho de manhã e a tarde porque a noite é tenso. É um pessoal que nem anda de skate, um monte de maloqueiro que fica aqui bebendo e usando drogas”. Em novembro, cerca de um mês antes da inauguração (que está marcada para amanhã), guardas municipais prenderam dois vândalos por pichação, que é um crime contra o patrimônio público.

Pistas de skate, mesmo antes da inauguração da obra, já estão pichadas com apologia às drogas. (Foto: Simão Nogueira)
Pistas de skate, mesmo antes da inauguração da obra, já estão pichadas com apologia às drogas. (Foto: Simão Nogueira)
Pichação toma conta das pistas de skate. (Foto: Simão Nogueira)
Pichação toma conta das pistas de skate. (Foto: Simão Nogueira)
Nos siga no Google Notícias