ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUINTA  02    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Anúncio de 7,5 mil testes a disposição em posto de saúde assusta servidores

Funcionária relatou cenário de caos em UBSF: busca de testes, aglomeração e passeio livre de paciente com covid-19

Izabela Sanchez | 17/07/2020 18:20
Imagem registrada da UBSF Jardim Nova Esperança em 2014 (Foto: Divulgação/Google)
Imagem registrada da UBSF Jardim Nova Esperança em 2014 (Foto: Divulgação/Google)

A aparente estabilidade da UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) Jardim Nova Esperança, no Bairro Piratininga em Campo Grande, foi alterada na quinta-feira (17). Funcionária que pediu para ter a identidade preservada relata cenário de caos após anúncio da Prefeitura sobre distribuição de 7,5 mil testes para a detecção do novo coronavírus em 71 unidades de saúde.

“Bom o que está acontecendo é que a Prefeitura Municipal/ Sesau estão mandando pacientes provavelmente contaminados com o Coronavírus a vir na unidade fazer teste e consultas, porém não possuímos infraestrutura para poder fazer um atendimento separado desses pacientes, pois nosso espaço físico é super precário, o posto não possui nenhuma biossegurança para ninguém, nem servidor nem usuários, sem contar que os atendimentos normais de gestante, crianças, hipertensos, diabéticos, farmácia, vacina e curativo continuam normais, para que a população não fique desamparada”, enviou ela, por meio do canal Fale Conosco, um dos meios de interação que o jornal disponibiliza.

A reportagem entrou em contato com ela. Servidora do setor administrativo, ela afirma que os testes não chegaram, mas que a procura intensa e falta de informação entre as pessoas ocorreu depois do anúncio do prefeito Marquinhos Trad (PSD) na quarta-feira (15). Ela diz que a aglomeração foi intensa e cita “paciente positivo” perambulando pelo espaço em meio às pessoas que são dos grupos de risco.

A servidora concursada relatou que mesmo com a alteração dos procedimentos com a pandemia, a UBSF recebe quem faz acompanhamentos de urgência, incluindo idosos. Após a transmissão do novo coronavírus ser confirmada em Campo Grande, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) aplicou política para suspensão de exames e consultas de rotina.

Além disso, a vacinação, por exemplo, segue normalmente. Ela relata que há um médico e dois enfermeiros já afastados pela covid-19 no posto de saúde.“Teste rápido na unidade, no lugar que vem criança, que dá vacina? Ontem tinha um positivo transitando dentro do posto. Como vamos fazer teste de covid sem as mínimas condições?”, comentou ela.

“Está aglomerando um monte de gente, estava um caos. Essa unidade, quem cuida é o pessoal do bairro. Uma vez nem papel para digitalizar pedido de exame tinha. Levei da minha casa a sulfite, aí o prefeito quer que a gente faça um negócio que é impossível. Tenho uma avó em casa, mais pessoas do grupo de risco”, conta.

A servidora relatou que funcionários só são testados ou encaminhados para o exame laboratorial quando apresentam sintomas e diz que a UBSF não dispõe de guarda municipal. “Não duvido que terão mais casos positivos do jeito que está. Aparece gente com criança, as pessoas estão sem noção. Não tem guarda ou proteção com pacientes que querem dar um de peitudo”, criticou ela.

O Campo Grande News entrou em contato com a secretaria municipal por meio da assessoria de imprensa. A Sesau, em nota oficial, afirma que "oficialmente" o anúncio sobre os testes só foi realizado nesta sexta-feira (17). Segundo a secretaria municipal, os testes só estarão disponíveis "na próxima semana" para quem estiver com sintomas "há pelo menos 7 dias".

"A previsão é de que as unidades comecem a realizar a testagem a partir da semana que vem.  Para que a pessoa possa fazer o teste é necessário que ela esteja dentro dos critérios. Impreterivelmente o mesmo só será realizado em pessoas que estão apresentando sintomas há pelo menos 7 dias. Não será feito de forma aleatória tampouco em pacientes assintomáticos", diz a nota.

Sesau não recomenda - A nota enviada para a reportagem ainda afirma que não é recomendado que ninguém procure as unidades "neste momento". "Todas as unidades estão organizadas e aptas a receberem pacientes sintomáticos, no entanto, o  município dispõe de um serviço de Teleconsulta onde, através do número 2020-2170, a pessoa pode tirar dúvidas e receber orientações sem necessidade de se deslocar a um serviço de saúde", diz.

"Além disso, existe o Polo de Atendimento no parque Ayrton Senna criado exclusivamente para atender estes pacientes. Em caso de sintomas a pessoa pode procurar qualquer um desses serviços, bem como contato com caso confirmado. Em relação a testagem é possível realizar por agendamento através do 3311-6262, tanto no Drive do Corpo de Bombeiros, quanto na Escola Lúcia Martins Coelho", cita.

Com relação aos funcionários a Sesau afirma que a última testagem em massa foi realizada em junho "para identificar os casos confirmados, contribuindo assim para a manutenção dos serviços".

Direto das Ruas e Fale Conosco -  A sugestão chegou ao Campo Grande News por meio do canal Fale Conosco, disponibilizado no rodapé do site. Ao clicar no "Fale Conosco", o leitor será direcionado ao envio de e-mail à redação do Campo Grande News.

Além do Fale Conosco, os leitores também podem entrar em contato pelo Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563. Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias