ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Aplicativo auxilia pessoas com deficiência no uso do transporte público

App oferece respostas audíveis aos toques e transcrição dos textos em áudios

Liana Feitosa | 25/03/2022 17:43
Aplicativo beneficia pessoas com deficiência. (Foto: Divulgação)
Aplicativo beneficia pessoas com deficiência. (Foto: Divulgação)

Aplicativo desenvolvido pela Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação), com a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e o Consórcio Guaicurus, promete auxiliar pessoas com deficiência visual, mobilidade reduzida ou que utilizam cadeiras de rodas no transporte público.

Esses usuários podem baixar o aplicativo “Todos no Ônibus”, que oferece respostas audíveis aos toques e transcrição dos textos em áudios para deficientes visuais.

Funcionamento - As pessoas que desejam usar o serviço precisam atualizar os dados pessoais no Consórcio Guaicurus, caso necessário e realizar o cadastro do CPF para login. Depois disso, baixar o aplicativo “Todos no Ônibus”, fazer o login pelo CPF, e acessar o aplicativo em um raio de até 50 metros de distância do ponto de ônibus do transporte coletivo. O próximo passo é escolher a linha que irá utilizar.

“A pessoa faz o cadastro com o nome dela, registra o ônibus que vai pegar e, então, o motorista daquele ônibus recebe a notificação. Quando o transporte chegar no ponto, vai poder auxiliá-lo da melhor maneira possível. Se é um deficiente visual ou de baixa visão, por exemplo, o motorista chama pelo nome e avisa que o transporte chegou”, detalha Janine Bruno, diretor-presidente da Agetran.

A prestação do serviço ocorre em conformidade com a lei nº 13.460, de junho de 2017, que dispõe sobre a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública.

Nos siga no Google Notícias