ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  26    CAMPO GRANDE 12º

Capital

Após contaminação em 2 estados, pet shop recolhe petiscos

Foi encontrado substância tóxica nos produtos Every Day e Dental Care em Minas Gerais e São Paulo

Izabela Cavalcanti | 08/09/2022 12:14
Every Day, da marca Bassar, é um dos produtos que teve dererminação de não ser vendido (Foto: Reprodução/Internet)
Every Day, da marca Bassar, é um dos produtos que teve dererminação de não ser vendido (Foto: Reprodução/Internet)

Após petiscos da marca Bassar Pet Food serem identificados com etilenoglicol, a rede Petz Campo Grande retirou de suas unidades o produto das prateleiras. No dia 2 de setembro, o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) pediu o recolhimento nacional de todos os produtos da empresa.

O componente é o mesmo encontrado na cerveja Backer, em 2020. Naquele ano, dez pessoas morreram e deixou 16 pessoas com sequelas.

Segundo o supervisor da loja, localizada na Avenida Afonso Pena, Carlos Alberto, o lote contaminado não chegou na Capital. “Não vendemos mais produtos da marca Bassar. No momento que foi identificado o problema, retiramos todos os produtos. Não foi registrado caso de contaminação nas lojas de Campo Grande”, explicou ao Campo Grande News.

No entanto, Alberto relata que independente do tipo de produto, o cliente que quiser o reembolso, pode solicitar na loja.

Conforme apurado pela equipe de reportagem, apenas este estabelecimento comercializava o produto. Dog in Box, Pets.Cão, Pet Here e Outpet informaram que nunca trabalham com a marca.

Até o momento, foram realizados laudos periciais em dois produtos: Snack Every Day e Bassar Dental Care.

O laudo pericial indicou presença de substância tóxica no petisco Bassar Dental Care, lote 3467, onde foi encontrado o Monoetilenoglicol. A Petz disse que no Bassar Snack Every Day, lotes 3201 e 3775, não foi apontado contaminação. Outros lotes também foram submetidos a análise.

Foi criado um canal de teleorientação com equipe especializada de médicos veterinários, para orientar os tutores sobre os protocolos de saúde a serem seguidos. O número para contato é (11) 3434-6980. A Bassar disponibiliza o e-mail (sac@bassarpetfood.com.br) para os consumidores tirarem dúvidas.

Em comunicado oficial, a empresa fabricante informou que está realizando recall de todos os produtos junto aos consumidores, solicitando que seja entregue no local de venda os itens que já foram adquiridos.

“O ofício 424/2022 do Mapa, divulgado em 6 de setembro, alerta todas as empresas do setor de alimentação animal que podem ter também adquirido esta matéria prima desse fornecedor, pertencente a um grande grupo econômico mineiro, para que retirem imediatamente eventuais produtos fabricados e distribuídos ao mercado”, diz parte do comunicado.

Casos registrados – De acordo com informações do Mapa já foram registrados nove óbitos de cachorros, sendo seis em Belo Horizonte, dois em São Paulo e um em Piumhi (Minas Gerais), mas a Polícia Civil investiga cerca de 40 óbitos no Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Alagoas, Sergipe e Goiás.

O monoetilenoglicol ou etilenoglicol é utilizado em fórmulas de fluidos hidráulicos resistentes ao fogo, óleos para usinagem, defensivos agrícolas, extração de solventes, além de também ser utilizado como anticongelante.

* Colaborou Gabriel de Matos

Nos siga no Google Notícias