ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Após decreto de emergência, Sesau realiza ação contra a dengue na região sul

Expectativa é de que sejam vistoriados 2,5 mil imóveis no Jardim das Macaúbas e no Paulo Coelho Machado

Humberto Marques | 08/03/2019 18:51
Agentes de saúde serão mobilizados em novo mutirão de combate ao Aedes. (Foto: PMCG/Divulgação)
Agentes de saúde serão mobilizados em novo mutirão de combate ao Aedes. (Foto: PMCG/Divulgação)

No mesmo dia em que o prefeito Marquinhos Trad (PSD) baixou o decreto colocando Campo Grande em situação de emergência em virtude do aumento no número de notificações de dengue, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) anunciou nova mobilização de agentes de saúde para o combate a focos do mosquito Aedes aegypti –que, além da doença, transmite a febre chikungunya e o zika vírus. As atividades serão realizadas no Jardim da Macaúbas e no Paulo Coelho Machado, ambos no sul da cidade.

Serão mobilizados 50 agentes de saúde para um mutirão neste sábado (9) e domingo (10). A CCEV (Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais) afirma que as ações devem se concentrar em dois bairros que integram a macrorregião do Jardim Centro-Oeste, que apresenta alto índice de notificações –com 1.645 comunicados.

Espera-se que, em dois dias, sejam vistoriados 2,5 mil imóveis nos dois bairros. Serão verificadas casas e terrenos baldios, removidos materiais inservíveis e eliminados focos do Aedes.

Trata-se do segundo final de semana consecutivo com ações contra a dengue –durante o Carnaval, foram quatro dias de atividades nas Moreninhas, com três mil imóveis vistoriados.

Decreto – Entre 1º de janeiro e 1º de março, a Capital registrou 7.530 notificações de dengue, com 9154 casos confirmados. Apenas em fevereiro foram 4.514 comunicados, uma média de 160 por dia. Houve uma morte confirmada por dengue e uma segunda está sob apuração.

Tal quadro levou Marquinhos a baixar decreto colocando Campo Grande em situação de emergência por conta do aumento no número de notificações. Com a medida, espera-se autonomia para a prefeitura definir prioridades em relação à compra de insumos e medicamentos, além de serem reforçadas as equipes de profissionais de saúde.

Até semana que vem, a prefeitura deve apresentar ao governo federal um plano operativo para justificar aumento nos repasses para ações de enfrentamento ao Aedes, pagamento de pessoal e insumos e possível contratação de leitos hospitalares.

Nos siga no Google Notícias