A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

25/01/2012 11:09

Após polêmica e briga judicial, advogado vira desembargador do TRT/MS

Aline dos Santos

Processo de indicação foi aberto em março do ano passado

Nomeação de Nery Azambuja foi publicada hoje no Diário Oficial da União.Nomeação de Nery Azambuja foi publicada hoje no Diário Oficial da União.

A presidente Dilma Rousseff (PT) nomeou nesta quarta-feira o advogado Nery Sá e Silva de Azambuja para desembargador do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) de Mato Grosso do Sul. Ele vai ocupar a vaga aberta pela aposentadoria de Abdalla Jallad, que deixou o cargo em novembro de 2010, quando completou 70 anos.

A nomeação, publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União, é o desfecho de uma novela, com direito à briga judicial, que dura quase um ano. O processo de indicação foi aberto em março do ano passado pela OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil).

“Foi a primeira vez que o conselho fez eleição com voto aberto, um processo democrático e ao mesmo tempo muito polêmico”, define Nery Azambuja, que recebeu a maioria dos votos. “Eram 36 conselheiros e recebi 35 votos. Estava tranquilo”, conta.

Cadeirante, Nery Azambuja tem 52 anos e é professor de Direito na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco). Ele já foi procurador federal e vice-presidente da OAB. “Sei da responsabilidade dessa função perante a sociedade”, diz. O advogado aguarda a divulgação da data da posse no TRT/MS.

Neste período, o juiz da 3ª Vara do Trabalho de Campo Grande, Ademar de Souza Freitas, ocupou temporariamente a vaga.

Lista polêmica - Conforme o Quinto Constitucional (dispositivo que prevê que 1/5 dos membros de determinados tribunais sejam compostos por advogados e membros do Ministério Público), a OAB/MS realizou sabatina em 26 de março do ano passado.

Dos 24 candidatos, foram escolhidos seis nomes: Nery Sá e Silva de Azambuja, Noely Gonçalves Vieira Woitschach, Hassan Hajj, Marco Antonio Ferreira Castello, Janete Amizo Verbiske e Celso Pereira da Silva.

Dois dias depois, dez advogados que ficaram de fora da lista fizeram representação ao MPF (Ministério Público Federal) contestando a lisura do processo. Pela primeira vez, a OAB fez votação aberta e nominal.

Em 26 de maio, a Justiça Federal suspendeu o processo de escolha do desembargador para o TRT. Na liminar, a juíza Janete Lima Miguel, da 2ª Vara da Justiça Federal, destacou que o advogado João José de Souza Leite argumentou que os documentos comprobatórios da atividade profissional de um dos integrantes da lista foram entregues fora do prazo previsto no edital e, mesmo assim, admitidos pela OAB.

Dois meses depois, em julho, decisão do TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) derrubou a liminar, dando prosseguimento ao processo. Dos seis nomes, o TRT encaminhou três, portanto uma lista tríplice, à presidência.

Presidente da OAB/MS, Leonardo Duarte afirma que o processo foi legal e não acredita em reviravolta na justiça. “Não vejo hipótese nenhuma”, afirma.

TRT escolhe os 3 nomes para disputar vaga de desembargador em MS
O TRT (Tribunal Regional do Trabalho) em Mato Grosso do Sul divulgou há pouco a lista tríplice para vaga de desembargador, escolhida a partir de rela...
Justiça derruba liminar e TRT pode continuar escolha de desembargador
O processo de escolha de um novo desembargador do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) em Mato Grosso do Sul sofreu uma nova reviravolta nesta tarde, ...
Justiça suspende processo de escolha de desembargador do TRT
A Justiça suspendeu hoje o processo de escolha de um novo desembargador para o TRT (Tribunal Regional do Trabalho) em Mato Grosso do Sul, que está em...


Ainda, esses favores ocorrem na mesma forma que um juiz de carreira ou não, tem que ir para os tribunais STJ e assim por diante.
 
Marco Antonio em 25/01/2012 12:57:06
Quer ser juiz?! Que faça o concurso como todos! Agora, o que esse pessoal que entra pela porta lateral vai dever de favores!
Aquela história: jabuti não sobe em árvore, se está lá, é pq alguém colocou. E os que colocaram, com certeza, vão pedir. Antes de mais nada, não sou da área jurídica. E não estou discutindo aqui a capacidade intelectual desse advogado
 
Marco Antonio em 25/01/2012 12:56:09
Em primeiro lugar nenhum advogado vira Desembargador ele é alçado a essa posição por força de disposição constitucional e, por fim, endosso as palavras dos colegas acima acerca do merecimento do Dr. Nery para o exercício de uma nova etapa de sua vida profissional.
 
Rui Lacerda em 25/01/2012 11:48:54
Muito boa a escolha...merecedor do cargo..Parabens!!
 
Riad Saddi em 25/01/2012 11:29:49
Ten ho o grato prazer de poder afirmar que até que enfim se fez justiça ao confirmar o nome do nobre e culto jurista, agora desembargador do trabalho, isto porque o mesmo é um profissional dotado de grandes qualidades técnicas/jurídicas, profissional idôneo e sensível aos anseios da sociedade laboral, sempre foi assim a sua conduta, desde os bancos da FUCMAT, onde o conheci como meu colega.
 
Laucidio Ribeiro em 25/01/2012 11:24:30
Parabéns Dr. Nery Azambujam, vc tem capacidade intelectual e moral para o cargo, tenho absoluta certeza que dignificara a advocacia no novo cargo que passa a ocupar,
Sucesso na nova jornada !!!!!

Vc é sinônimo de garra e determinação !!!!
 
WILTON EDGAR SA E SILVA ACOSTA em 25/01/2012 05:40:18
Você merece, meu grande amigo. Sua lisura, retidão, lhaneza no trato, competência e sobretudo um exemplo de sublimação às adversidades que a vida lhe impôs, vê, finalmente, que todo o esforço e dignidade valeram a pena. Meus cumprimentos fraternos para você e sua querida família. A grande arquiteta de sua ascensão à desembargadoria trabalhista, é credora principal de nosso carinho e saudades.
 
GUALTER MASCARENHAS BARBOSA em 25/01/2012 05:31:00
PARABÉNS, A JUSTIÇA FOI FEITA.
CONHECENDO VOCE A MAIS DE 25 ANOS, EU NUNCA DUVIDEI QUE UM DIA VOCE IRIA CHEGAR LÁ.
. PARABENS MAIS UMA VEZ PELA VITÓRIA.
 
Reynaldo GraziusoJjr em 25/01/2012 04:51:51
É com satisfação que recebemos a notícia da nomeação do Dr. Nery Azambuja como Desembargador do TRT/MS. - Aparecida do Taboado - MS
 
James Robert Silva em 25/01/2012 04:29:56
parabéns o senhor merece por toda sua trajetória profissional !!!!
 
SANDRA DA SILVA em 25/01/2012 04:13:06
Parabens ao Nery. Fui seu colega no Conselho da OAB-MS e posso atestar o seu conceito - notório - perante a classe. Um batalhador, tal qual os nobres concorrentes, que devem se curvar - eticamente - pela escolha dele. Em frente.
 
MANOEL AFONSO em 25/01/2012 03:37:00
Digna nomeação de um grande profissional do Direito, que irá enaltecer o Tribunal do Trabalho deste Estado de Mato Grosso do Sul. Dr. Nery, possui de sobra todos o requisitos técnicos, morais e pessoais para o exercício da judicatura, sendo a sua nomeação um ganho para o Poder Judiciário.
 
Robinson Bogue Mendes em 25/01/2012 03:02:59
QUE GRANDE NOTICIA, ELEVO A DEUS UM HONROSO AGRADECIMENTO, CONHEÇO A PESSOA DIGNA, SÉRIA, HUMILDE E DE UM INTELIGÊNCIA ÍMPAR QUE SEMPRE FEZ QUESTÃO DE DIVIDIR E REPASSAR AOS SEUS ALUNOS, DO QUAL MUITO ME ORGULHO DE TER SIDO.
VAI FAZER BONITO E COM O BRILHANTISMO QUE SEMPRE NORTEOU SEU CAMINHO, PARABENS DR NERY. O SENHOR MERECE!!!!
 
Andre Luiz Cunha de Almeida em 25/01/2012 02:52:46
PARABENS NERY, VOCE MERECE, BATALHADOR, ADVOGADO MILITANTE, DEUS ESCOLHE AS PESSOAS NA HORA CERTA.

FRATERNALMENTE

RAMAO MARCONDES
 
antonio ramao marcondes carvalho em 25/01/2012 02:07:34
Parabéns ao Dr. Nery Azambuja, profissional competente e ousado em tudo que faz. O Judiciário Trabahista terá mais um membro capacitado para o cargo que, com serenidade e dedicação nos orgulhará. Nery, felicidades, vc merece...
 
Nadir Gaudioso em 25/01/2012 01:40:45
Enfim se fez justiça.Após várias candidaturas frustradas a Desembargador do TJ MS por influência odiosa de certos políticos, o Dr. Nery é merecidamente nomeado Desembargador, só que da Justiça do Trabalho. Enfim um advogado com histórico de efetiva militância na profissão passa a fazer parte da corte, algo que ultimamente não tem acontecido.Meus sinceros votos de sucesso ao Dr. Nery.
 
Edgar Calixto Paz em 25/01/2012 01:31:29

O Dr. Nery Azambuja , sem dúvida alguma é um grande nome que integrará o TRT. Advogado brilhante, honrado e de filho deste Estado e de família exemplar, com certeza dignificará o cargo que passará a exercer. Parabéns.
 
Joenildo de Sousa Chaves em 25/01/2012 01:19:12
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions