ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Após recusa, Santa Casa corre atrás de aparelho para romper com NeoRad

Aline dos Santos | 02/07/2013 11:28
Hospital vai receber visita de técnicos do Inca. (Foto: João Garrigó)
Hospital vai receber visita de técnicos do Inca. (Foto: João Garrigó)

De recusado a objeto de desejo. Essa é a crônica da relação entre a Santa Casa de Campo Grande e o acelerador linear, equipamento utilizado na radioterapia, modalidade de tratamento contra o câncer. Em maio do ano passado, o hospital se recusou a participar do plano de expansão do Ministério da Saúde. Agora, é candidato a receber o aparelho.

“Nos candidatamos a receber o equipamento. Técnicos do Instituto Nacional do Câncer virão no começo do mês para discutirmos isso”, afirma o presidente da ABCG (Associação Beneficente de Campo Grande), Wilson Teslenco. O grupo reassumiu em maio deste ano o comando do hospital, que desde 2005 estava sob intervenção da Prefeitura de Campo Grande e do governo do Estado.

Em 30 de dezembro de 2011, a Santa Casa obteve aval do Ministério da Saúde para ser Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia). O certificado era para oferecer atendimento em radioterapia. No entanto, em 12 de janeiro de 2012 foi anunciado que o serviço seria terceirizado para a NeoRad.

A empresa pertence ao médico Adalberto Abrão Siufi e agora é alvo de investigação da operação Sangue Frio, realizada em março pela PF (Polícia Federal).

O contrato entre a Santa Casa e a clínica particular foi analisado pelo MPE (Ministério Público Estadual). De acordo com a promotora Paula Volpe, os valores estão de acordo com a tabela SUS (Sistema Único de Saúde). No entanto, caso o hospital obtenha o aparelho, a intenção é que logo comece a funcionar, rompendo os contratos terceirizados.

Além da NeoRad, a radioterapia só é oferecida no Hospital do Câncer de Campo Grande, que até março estava sob o comando de Adalberto Siufi. Ou seja, se romper com a clínica, toda a demanda de atendimento será direcionada ao hospital. No ano passado, o HU (Hospital Universitário) se recusou a receber o acelerador linear ofertado pelo Ministério da Saúde.

Nos siga no Google Notícias