A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

21/05/2013 18:49

Artista de rua é detido após confusão com a guarda na Praça Ary Coelho

Jéssica Benitez e Viviane Oliveira
Jean fotografou a confusão causada pela abordagem do guarda (Foto: Vanderlei Aparecido)Jean fotografou a confusão causada pela abordagem do guarda (Foto: Vanderlei Aparecido)

O artista de rua, Airton José da Silva, 41 anos, foi detido e levado para a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) do Centro após se envolver em confusão envolvendo guardas municipais na avenida Afonso Pena, em frente à Praça Ary Coelho, no final da tarde de hoje.

Segundo testemunhas que presenciaram o ocorrido, pelo menos cinco guardas pediram que um grupo que estavam no no gramado da praça saíssem do local, Airton respondeu que a guarda não poderia se dirigir a eles daquela forma e, segundo o artista, em resposta foi hostilizado pelo servidor municipal.

“Ele me ofendeu dizendo palavras de baixo calão e eu o chamei de guardinha. Aí ele me prendeu por desacato a autoridade”, contou Airton ao Campo Grande News. O estudante Jean Moreira Silvério, 18 anos, presenciou tudo e garantiu que os guardas agiram com agressividade.

“A abordagem foi tranquila, mas quando ele foi questionado pelo rapaz que foi preso o guarda ficou nervoso”, explicou. Jean revelou, ainda, que o guarda retirou a mochila do artista de suas costas antes de levá-lo à delegacia.

Procurado pelo Campo Grande News, o comandante da Guarda Municipal, Jony Cabrera Lopes, elucidou que sua equipe está acompanhando a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) na fiscalização de e abordagem de ambulantes em locais públicos.

“Neste caso o rapaz só foi detido porque usou o termo: guardinha de merda”, disse. Cabrera contou que na semana passada uma situação parecida ocorreu. Um guarda foi agredido por vendedores ambulantes durante uma abordagem.

Airton foi encaminhado à Depac Centro onde assinou um TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) e, em seguida, foi liberado.



é realmente olha o rapaz que denunciou e me diga se é gente boa, bandido é contra a guarda e contra a polícia também, observem a camisa do rapaz, esta escrito MATANZA tradução para o portugues: MATANÇA, CHACINA; é realmente deve ser gente de bem denunciando.
 
THIAGO SOUZA em 22/05/2013 22:26:30
E A LEI Nº 4.898, DE 9 DE DEZEMBRO DE 1965.

Art. 5º Considera-se AUTORIDADE, para os efeitos desta lei, quem exerce cargo, emprego ou FUNÇÃO PÚBLICA, de natureza CIVIL, ou militar, ainda que transitoriamente e sem remuneração.

ORA A GUARDA MUNICIPAL É FUNÇÃO PÚBLICA E É DE NATUREZA CIVIL.
 
THIAGO SOUZA em 22/05/2013 22:01:55
Imagina só oque aconteceria se eles fossem tirar aquela máfia que tem nos terminais de onibus, tem hora que é tanto vendedor ambulante que vc nem consegue andar, vc desce do onibus já esbarrando em algum...
 
SIMONE PEREIRA em 22/05/2013 11:02:49
É em absurdo o que acontece aqui em Campo Grande.Os artistas de ruas são descriminados,os guardas municipais retiram de suas mãos o único sustento que eles possuem.Criaram uma máfia na cultura de Campo Grande,fecharam um circulo,no qual somente pessoas privilegiadas beneficiam das verbas da cultura.Os verdadeiros artistas,estão na rua,sem apoio,sendo tratados como vendedores ambulantes.Onde está a verba da cultura? Tá patrocinando viagens,hotéis,alimentação de pessoas que se acham artistas,porque estão trabalhando no centro cultural e na fundação de Cultura.Guardam seus carrões no centro cultural, enquanto viajam em vans e ônibus pago pelo nosso bolso.O verdadeiro artista é aquele que sobrevive da sua arte.
 
Giselle Diniz em 22/05/2013 08:51:57
E ainda querem liberar a Guarda Municipal a ter porte de arma. Me explica qual o preparo que eles tiveram. Contudo é evidente que a muitos problemas na região central moradores de ruas, vendedores irregulares entre outros. Mais o que nesse caso eles estão sendo superiores se ate para uma simples abordagem de rua acontecem esses fatos lamentáveis.
 
Tayna Dias em 22/05/2013 07:28:42
Esses guardas evidentemente não tem preparo para lidar com situações do cotidiano. São arrogantes. Imagine o perigo se vierem a portar armas de fogo.
 
ricardo griao em 22/05/2013 01:07:12
ISSO É UMA VERGONHA EU ESTAVA LA DESDE O INICIO E OS GUARDAS MUNICIPAIS AGREDIRAM O RAPAZ POR NADA O RAPAZ SÓ CHAMOU ELES DE GURADINHA MAIS NADA,E TODOS NÓS QUE ESTAVAMOS LA GRITAMOS PRA ELES SOLTAREM O TRABALHADOR E MAIS NADA REVOLTA.............
 
ANA CRISTINA em 21/05/2013 22:56:48
Imagina um guarda municipal armado, o que aconteceria.
 
Fátima Maria Ribeiro Dos Santos em 21/05/2013 22:01:41
ledo engano do GM, nao ha de se falar em desacato à autoridade, pois isso eles nao sao, sao simples servidores municipais, isso é fato ou melhor, LEI.
 
joao gaspar janzkovski lopes em 21/05/2013 21:14:21
Ainda bem que ninguem tinha armas, .................
 
barbosa luiz em 21/05/2013 20:40:30
Neguinho não respeita tem mais é que ser preso mesmo.
Não vejo ninguém chamando policiais por alcunhas, ou professores, médicos, enfim...
Se ferrou mané!
 
David Rex em 21/05/2013 20:19:22
a questao que esses guardas sao cheios de quere se vc ta parado no semafaro ficam ligando a sirene para incomodar se vc vai ao parque pra utiliza as quadras nao deixam nos postao entao a questao e que eles nao tem poder de policia e querem manda mais que a pm
 
erick silva em 21/05/2013 20:14:47
Daui uns dias a nossa 'preparada guarda municipal' vai estar armada.
 
Alex Andre De Souza em 21/05/2013 20:08:48
E ainda querem dar armas pra esses despreparados e prepotentes guardinhas.....Agora por favor ñ me prendam por desacato á autoridade..Que autoridade????
 
joao marcos em 21/05/2013 20:05:52
sem armas eles já fazem isso imagine depois que armar os guardas !!!!
 
RAMAO BRASE em 21/05/2013 19:27:32
E ainda vão armar a guarda já imagino sem arma já são abusado!
 
Anderson Silva em 21/05/2013 19:22:19
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions