A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 23 de Outubro de 2019

19/05/2019 13:05

Associação leva advogados e PM a ação de prevenção à violência no Noroeste

Ação social neste domingo (19) reuniu aproximadamente 200 moradores com almoço e distribuição de roupas e agasalhos

Ronie Cruz
Ação contou com apresentação musical da Banda Sinfônica Mirim da PM neste domingo (19) (Foto: Marina Pacheco)Ação contou com apresentação musical da Banda Sinfônica Mirim da PM neste domingo (19) (Foto: Marina Pacheco)

A dona de casa Solange Dias de Oliveira, 38, foi uma das moradoras de uma comunidade carente no Jardim Noroeste que na manhã deste domingo (19) participou de uma ação social realizada pelo Posto de Assistência Espírita Francisco de Assis. Ela e os seis filhos menores. Segundo a organização, foram aproximadamente 200 pessoas presentes.

Solange participa das ações do projeto espírita há quatro anos e levou os seis filhos nesde domingo (19) (Foto: Marina Pacheco)Solange participa das ações do projeto espírita há quatro anos e levou os seis filhos nesde domingo (19) (Foto: Marina Pacheco)

“Eu participo há quatro anos aqui já e acho ótimo. A gente participa de várias coisas aqui. Aprende a fazer artesanato, faz pintura, mas eu não estou fazendo artesanato ainda porque tenho que cuidar do meu bebê de sete meses”, contou a mãe enquanto aproveitava o almoço servido durante a ação com as crianças.

O projeto existe há 19 anos e funciona nos fundos do Noroeste. O coordenador Anselmo Marasco, 50. “Todos os domingos temos ações no sentido de atender a comunidade com evangelização infantil para as crianças e artesanato para os adultos. Ao final distribuímos verduras e legumes por meio de uma parceria com o Ceasa. É uma ação diferenciada porque tem o apoio do projeto “OAB Comunidade”, explica Marasco, que também é advogado e coordenador do Núcleo de Prevenção da Comissão de segurança Pública da OAB/MS.

Segundo o coordenador, a parceria do projeto com a OAB permite que sejam desenvolvidas na comunidade ações de prevenção à violência. “Segurança Pública não é só repreensão, mas também prevenção. Mostrar para os jovens, principalmente, a importância dos órgãos governamentais e não governamentais no dia a dia de cada um. E aproveitando o mês da mulher oferecemos orientações sobre violência doméstica também com apoio da OAB”, frisou.

Na ocasião, advogados também tiraram outras dúvidas de moradores à respeito dos temas elencados. Roupas e agasalhos arrecadados ao longo do ano foram distribuídos para o moradores no evento que teve como trilha sonora as peças musicais tocadas ao vivo pelos adolescentes músicos do projeto da Banda Sinfônica Mirim da Polícia Militar, a principal atração do evento.

Coordenador do projeto espírita, Anselmo Marasco, defende a prevenção antes da repressão à violência (Foto: Marina Pacheco)Coordenador do projeto espírita, Anselmo Marasco, defende a prevenção antes da repressão à violência (Foto: Marina Pacheco)

De acordo com a vice-presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB, Isabela Saldanha, a participação da banda aproxima a comunidade da PM de maneira diferenciada. Essa aproximação faz perder esse estigma de violência e ostensiva da polícia. A PM também têm uma função constitucional de prevenção. Essas ações da PM são excelentes, mas faltam recursos para projetos como esse”, explicou.

“Levando a banda para outras crianças atraem outros jovens e tira essas crianças do tempo ocioso porque ocorre no contraturno já que são tuteladas pela MP ensinando música, futebol, esporte, cultura. São poucas ações realizadas para esse público de 7 a 17 anos. e essas ações evitam que eles caiam no mundo do crime”, confirmou a presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB Claudia Elaine Novaes Assunção Paniago.

O projeto da banda conta atualmente com 87 crianças e adolescentes e funciona no prédio da 5ª Companhia da PM há 24 anos, período no qual já atendeu já atendeu 2.500 famílias.

Roupas e agasalhos arrecadados foram distribuídos na ação (Foto: Marina Pacheco)Roupas e agasalhos arrecadados foram distribuídos na ação (Foto: Marina Pacheco)
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions