ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Ato cívico presta homenagem a um dos mais importantes símbolos da Pátria

Evento reuniu milhares de pessoas na Praça do Rádio, onde houve hasteamento e incineração das bandeiras inservíveis.

Anahi Gurgel | 19/11/2017 17:12
Incineração de bandeiras sem uso marcou homenagem pelo 19 de Novembro. (Foto: Divulgação)
Incineração de bandeiras sem uso marcou homenagem pelo 19 de Novembro. (Foto: Divulgação)

Milhares de pessoas prestigiaram, neste domingo (19), Dia da Bandeira, as homenagens a um dos mais significativos símbolos da Pátria. Realizado pelo Comando Militar do Oeste, na Praça do Rádio, em Campo Grande, o tradicional evento foi marcado pelo culto à Bandeira Nacional, queima das inservíveis e doação de flâmulas a escolas públicas e privadas.

A cerimônia cívido-militar aconteceu na oficialmente denominada Praça da República e teve início a partir do Pavilhão Nacional, hasteado às 12 horas. Logo depois, as bandeiras consideradas inservíveis pelo uso foram incineradas. Alunos de escolas públicas e privadas flâmulas da Bandeira Nacional.

História - A atual Bandeira Nacional Brasileira foi instituída em 19 de novembro de 1889 - quatro dias depois da Proclamação da República – por meio de adaptação da Bandeira do Império Brasileiro, que teve o escudo imperial português substituído pelo globo representando o céu do Rio de Janeiro.

Reúne uma série de detalhes obrigatórios, conforme exige a legislação. O tamanho, a precisão nas cores, a disposição das estrelas que representam os estados e da faixa central devem ser seguidos à risca, assim como a forma como ela é homenageada e guardada.

Possui formato retangular, com um losango amarelo em fundo verde, sendo que, no centro, a esfera azul celeste é atravessada por uma faixa branca com as palavras “Ordem e Progresso” em letras maiúsculas verdes.
No círculo azul, encontram-se 27 estrelas que retratam o céu do Rio de Janeiro, às 8 horas e 30 minutos do dia 15 de novembro de 1889, e representam simbolicamente os 26 Estados e o Distrito Federal. A única estrela que fica na parte superior do círculo representa o estado
do Pará.

Nos siga no Google Notícias