A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

04/02/2014 16:40

Aulas começam na rede municipal amanhã sem professores, diz ACP

Kleber Clajus
Apesar da inscrição de 8,5 mil professores, Prefeitura ainda não concluiu convocação de temporários (Foto: Marcos Ermínio)Apesar da inscrição de 8,5 mil professores, Prefeitura ainda não concluiu convocação de temporários (Foto: Marcos Ermínio)

Após atrasar a entrega dos kits escolares e dos uniformes, o ano escolar em Campo Grande também deve apresentar deficiência no número de professores para atuar na Reme (Rede Municipal de Ensino). A análise é do presidente do ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública), Geraldo Alves Gonçalves. Ele também denuncia a "ilegalidade" na distribuição de aulas complementares e contratação de temporários. As aulas têm início nesta quarta-feira (5).

“Muitas escolas não terão quadro completo de professores amanhã e o sindicato discorda da forma como a Semed (Secretaria Municipal de Educação) está conduzindo o processo de contratação dos temporários. Há ainda concursados, que foram chamados no dia 24 de janeiro, escolhendo vaga”, comenta Geraldo.

De acordo com o sindicalista, a prioridade para preenchimento de vagas deveria pertencer aos concursados, inclusive nos casos da vaga ser temporária. Isso porque o decreto municipal nº10.240/2008 oferece a eles a prioridade na escolha de aulas complementares ou extras, fato que não vem sendo respeitado pela gestão do prefeito Alcides Bernal (PP).

Geraldo Alves explica ainda que os diretores ficaram “engessados” ao não mais poderem solicitar professores, mas ter indicação direta da Semed no processo, o que “retira a autonomia” deles em definir quem irá ministrar aulas na unidade.

A determinação seria do secretário municipal de Educação, José Chadid. Este, por meio de resoluções, teria determinado aumento do tempo de planejamento dos professores nas escolas, contrariando Lei Complementar nº 19/1998, que trata do estatuto municipal do magistério.

“O secretário está com dificuldade de cumprir o que está na lei. Desarticula, através de resoluções, o que vem se fazendo há vários anos. O professor em Campo Grande tem compromisso com a escola. A gestão precisa melhorar e não prejudicar o professor”, defende.

Em contrapartida, o presidente do ACP também destaca que neste processo gera “desconforto” o fato da Semed ter chamado 8,5 mil profissionais para capacitação, quando oferece vagas inferiores a 2 mil.

“O edital fala em banco de dados, mas criou uma expectativa com a capacitação do candidato, que acredita ter direito a aulas, mas não há vagas para todo mundo. Tem professor que com medo de denunciar por represálias, não ser convocado”, diz Geraldo Alves.

Atuam na Reme (Rede Municipal de Ensino) cerca de 6,5 mil professores, distribuídos em 94 escolas e 96 Ceinfs (Centros de Educação Infantil). Ao todo são 21.845 alunos.

Kits e uniformes – Os kits escolares, adquiridos por R$ 2,2 milhões, também devem chegar com atraso as escolas e Ceinf’s. Isso porque a empresa Brink Mobil Equipamentos Educacionais condiciona a entrega dos materiais em até 30 dias após empenho da compra, que depende da homologação do processo licitatório, ainda não realizado por Bernal.

Já no caso dos uniformes, a expectativa é de que estes cheguem em até 12 dias. O processo de licitação ainda gera dúvidas. Ontem (3), Chadid garantiu que “está tudo muito bem encaminhado”.

Outro lado – O Campo Grande News procurou novamente o secretário de educação para comentar as declarações do presidente do ACP e foi informado, pela assessoria, que ele participa de reuniões na Prefeitura sobre os professores, uniformes e kits escolares.

Brinquedos feitos por detentos são doados para crianças em escola
Parceria feita entre a a Semed (Secretaria Municipal de Educação) e a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) garantiu ne...
Falta de pagamento faz prefeitura suspender hemogramas na rede pública
A falta de pagamento para um fornecedor de insumos fez com que a prefeitura de Campo Grande suspendesse a partir desta quarta-feira (13) a realização...


VERGONHA.... É senhor Chadid, acho que o senhor vai fazer história, vai acabar com o IDEB de Campo Grande desse jeito que graças as administrações passadas é a 2ª melhor entre as capitais do Brasil.
 
ramao areco em 05/02/2014 20:26:18
TENHO RECEIO EM LER AS MATERIAS DE CAMPO GRANDE, POIS NADA FUNCIONA NESSA CIDADE,BAIRROS SUJOS,BUEIROS ENTUPIDOS,BRIGA DE GATO E RATO NA PREFEITURA,ENFIM AGORA É PRA ACABA OS PEQUENOS ESTUDANTES FICAREM SEM PROFESSORES POR CULPA DA INCOMPETÊNCIA ....
 
solange obara em 05/02/2014 08:52:02
Onde estão os bernaletes de plantão para comentar????
 
ALICIO MENDES em 05/02/2014 07:41:07
Para que existe a ACP mesmo? Ah! ...lembrei! Para fazer uma mega festa para os professores, fazer de conta que luta pelos profs e aparecer na mídia declarando o que nem sabe.
 
isa cunha em 05/02/2014 01:46:57
Mas é claro que as escolas irão começar o ano letivo com falta de professores,pois estão esperando a indicação dos políticos,os famosos Qi(quem indica).Os professores que foram contratados até agora são por indicações,enquanto os profissionais habilitados e capacitados não sabe nem se irão dar aulas esse ano...Preste atenção este ano é ano de eleição e tudo só irá funcionar em troca de voto.....Infelizmente...
 
Carlos savedra em 04/02/2014 22:10:32
O Prefeito de Campo Grande está cercado de incompetentes. Um exemplo é a chefe do DRH da SEMED. Que palhaçada é essa! Saiu hoje no site da SEMED um edital sem número algum e que nem foi publicado no Diário Oficial, com a relação de professores aptos para serem contratados. De duas, uma. Ou é boicote ou é incompetência mesmo. Aí eu pergunto: E o Sindicato (ACP), que providência tomou?
 
Rosa Maria em 04/02/2014 21:26:59
A incompetência chegou e aqui ficou. Estes próximos 3 anos serão muito longos. aff
 
Carlos Magno em 04/02/2014 19:34:57
Os do ano passado foram demitidos ????
 
paulo eduardo sandim em 04/02/2014 18:46:44
e os pais destas crianças queriam mudança??? será que votaram no bernal?????
 
ely monteiro em 04/02/2014 18:12:27
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions