ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Aumenta número de famílias endividadas em Campo Grande

Os dados do mês de julho mostram um crescimento de 6,4% de endividados em Campo Grande

Geisy Garnes | 03/08/2018 09:10

O número de famílias endividadas em Campo Grande sofreu um aumento de 6,4% no último mês. Segundo dados da PEIC (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), julho fechou com 174.271, enquanto em junho foram contabilizadas 163.783 famílias endividadas.

Os dados divulgados pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) mostram ainda um aumento de 3,19% no número de famílias com contas em atraso e de 8,41% para àquelas que se consideraram inadimplentes.

A pesquisa ainda apontou que o cartão de crédito continua sendo o vilão do endividamento, sendo a causa das dívidas em 60,9% das famílias entrevistas. Os carnês aparecem em segundo lugar, com 26,9%, seguido dos financiamentos de casas, com 12,8% e de carros, com 6,6%.

Ainda segundo a pesquisa, 59,7% das famílias da Capital possuem conta em atraso, desses, apenas 15,6% confirmaram que pagariam a dívida inteiramente no próximo mês. Os outros 23,1% dos entrevistados alegaram que pagarão a dívida parcialmente e 47,6% que não conseguiriam acertar as contas em agosto.

“Embora não necessariamente o endividamento implique na inadimplência, os indicadores do mês de julho trouxeram algumas preocupações, pois com o aumento do endividamento veio também o crescimento das contas em atraso e inadimplência. Por isso, indica-se para este semestre cautela e maior planejamento orçamentário”, avalia o presidente do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Fecomércio-MS, Edison Araújo.

Para isso, a Fecomércio divulgou algumas dicas aos consumidores: Desenvolva um planejamento orçamentário, ou seja, escreva todas as despesas previstas para o mês. Com o saldo restante você conseguirá identificar quanto da renda poderá comprometer com dívidas, compras a vista e poupança.

Faça uma lista de prioridades dos bens ou serviços a serem adquiridos; pesquise preços; prefira o pagamento a vista, há maior poder de barganha nas negociações; já estando inadimplente, tente a renegociação da dívida com taxas de juros mais atrativas e parcelamento que caiba no planejamento orçamentário. Compare as modalidades de endividamento e veja qual é a melhor opção para o pagamento.

Nos siga no Google Notícias