ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Banco público de sangue do cordão umbilical continua no papel na Capital

Ricardo Campos Jr. | 23/09/2015 17:56
Evento debateu implantação do banco de sangue de cordão umbilical na Capital (Foto: Pedro Peralta)
Evento debateu implantação do banco de sangue de cordão umbilical na Capital (Foto: Pedro Peralta)

Campo Grande foi escolhida há dois anos pelo Governo Federal para sediar um banco público de sangue do cordão umbilical. Porém, as tratativas para a implantação do serviço ainda não começaram e o projeto segue no papel. O assunto é discutido nesta quarta-feira (23) entre profissionais, especialistas e gestores públicos na tentativa de elaborar encaminhamentos que ajudem a viabilizar o espaço.

O oncologista Marcelo dos Santos Souza, que atua nos hospitais Regional e Universitário, explica que a União repassa R$ 3,5 mil por cordão armazenado. O material é colocado dentro de um recipiente com nitrogênio líquido onde cabem cinco mil amostras. A manutenção dos materiais envolve apenas a reposição do nitrogênio que os mantém na temperatura ideal.

Segundo ele, o espaço também poderia ser utilizado para transplante de medula óssea, que atualmente ainda não é realizado em Mato Grosso do Sul. “É totalmente viável e necessário. Estamos deixando de tratar muitos pacientes que poderiam ter a chance de cura e hoje não chegam ao tratamento porque não têm tempo viável para serem encaminhados para fora”.

Então, por que o banco ainda não desenvolvido na capital? “É exatamente isso que nós vamos debater e ver de que forma poderia ser ativado o mais rápido possível”, afirma o defensor público Nilton Marcelo de Camargo.

Segundo ele, o estado conta somente com um banco particular, onde o material pode ser usado somente pela pessoa que pagou para armazená-lo. Se o projeto sair do papel, o sangue entraria para um cadastro nacional e poderia ajudar pessoas em outros estados, assim como as pessoas de Mato Grosso do Sul seriam beneficiadas da mesma forma.

Márcia Del Fabro, que representou o secretário municipal de Saúde Ivandro Fonseca na reunião, disse que é alto o custo de manutenção de um banco de armazenamento e que o município tentou, em parceria com uma entidade não governamental, implantar o serviço.

Ela não se lembra há quanto tempo foi tomada a iniciativa, mas afirma que ela fracassou tendo em vista que a cidade não conseguiria bancar o local. Por isso, segundo ela, a reunião é importante, pois poderiam ser definidas parcerias para instituir o ponto de armazenamento sem que pese apenas para um dos lados.

Nos siga no Google Notícias