A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

04/04/2013 11:16

Bernal estuda cancelar marcação de consulta por telefone nos postos

Edivaldo Bitencourt, Mariana Lopes e Carlos Martins
Unidade do José Tavares pode ter serviço suspenso (Foto: Pedro Peralta)Unidade do José Tavares pode ter serviço suspenso (Foto: Pedro Peralta)

O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), decidiu rever e pode cancelar o programa que permite o agendamento de consultas por telefone nas unidades básicas de saúde. Lançado em 2012 pelo ex-prefeito Nelson Trad Filho (PMDB), o Gisa (Gerenciamento de Informações em Saúde) já funciona em 30 postos do Programa de Saúde da Família.

De acordo com o funcionário da unidade de saúde no conjunto José Tavares, na saída para Cuiabá, o paciente pode marcar consultas pelo Portal de Voz (0800-70-747472). Cada um dos dois médicos no posto permite o agendamento de cinco pacientes por telefone no período da tarde.

Bernal admitiu, em entrevista ao Campo Grande News, que vai rever o programa, que teve investimento de R$ 9,8 milhões e vem sendo divulgado como referência pelo Governo federal.

Ele colocou técnicos para realizar o levantamento sobre o sistema. O prefeito alegou que o software adquirido para agilizar o Portal de Voz e a informatização das unidades de saúde não funciona. Bernal anunciou que vai encaminhar a conclusão do levantamento para o MPE (Ministério Público Estadual) e TCE (Tribunal de Contas do Estado).

Pressão – Um funcionário do IMTI (Instituto Municipal de Tecnologia da Informação), que pediu para ter o nome preservado, informou que os técnicos foram pressionados a assinar um atestado de que o Gisa não funciona. O objetivo da atual gestão é desativar o sistema.

O técnico garantiu que o sistema tem qualidade técnica e é viável. Ele contou que grupos de outros municípios e estados vieram conhecer o sistema de marcação de consultas por telefone, que começou como projeto piloto em dois postos de saúde. Atualmente, conforme o funcionário, 30 unidades marcam consulta por telefone e outras 30 estão em condições de aderir ao Portal de Voz.

Insatisfeitos – Usuários ainda não se acostumaram com o novo sistema. A dona de casa Edith Neves Vieira, de 68 anos, disse que nunca conseguiu retorno para marcar a consulta por telefone. Ela desistiu após esperar pelo retorno por mais de seis meses.

Já a dona de casa Maria Neuza de Araújo, de 51 anos, decidiu marcar consulta pessoalmente após tentar uma vez por telefone e não conseguir informações suficientes da atendente.

Outra usuária que reclamou do Portal de Voz foi a manicure Jaqueline Alves, de 38 anso, que tentou marcar três vezes por telefone, mas não conseguiu contato. Em algumas vezes, o telefone estava ocupado e outras, ninguém atendeu às ligações.



os que querem cancelar é porque não tem que chegar de madrugada nos postos de saude e esperar muitas horas para nem sempre ser atendido, porque não aprimoram o que esta ineficaz ou ineficiente, cancela e vai substituir pelo o que? qual o plano b que é melhor que o atual? Alcides Bernal não esqueça do povo principalmente dos mais necessitados. tem que descobrir o que não funciona e fazer funcionar.
 
luzia martins em 04/04/2013 23:20:46
Adivinhem, desativar agora, para ativar depois, com nova licitação (ou nova contratação de urgência). E o que isso significa???? Tcharammmm!! Dinheiro a mais para o bolso de alguém, que não sou eu.
 
Thiago Lamar em 04/04/2013 17:25:45
Não posso afirmar referente ao funcionamento do serviço. Mas esse Bernal tem tantas outras coisas pra fazer, porém a itenção é sempre atingir o ex - prefeito. Se o sistema não está funcionando, por que não procura fazer funcionar. Nossa só decepção. Votaram agora tem que aguentar!!!! Espero que não seja por muito tempo.
 
Carla Rodrigues em 04/04/2013 17:24:04
Concordo plenamente com a Senhora Poliana, sempre agendo consulta pelo portal na unidade Maria Aparecida Pedrossian, nunca tive nenhum tipo de problema, sugiro que o Sr. Anderson Pereira nos diga o porque que não funciona? Se ao menos soubesse fazer o procedimento correto não falaria tanta besteira. E o Bernal sempre procurando acabar com projetos de outros politicos como é o caso das placas que quer tirar os méritos do nosso antigo prefeito.
 
Frederico Gutemberg em 04/04/2013 17:07:12
O sistema funciona muito bem, essas pessoas que falaram mal nem deve conhecer e deve realmente ter tentado marcar uma consulta pelo telefone.
Moro no nova lima e sempre ligo para marcar uma consulta com medico ou dentista na UBSF JOSE TAVARES, sempre fui muito bem atendida. O prefeito vai fazer o teu serviço, como por exemplo, com os medicamentos que estão faltando nas unidades de saúde, pq na gestão anterior não faltavam medicamentos.
Ta ai população, vocês não queriam mudança olha a mudança ai "pra pior"
 
Poliana Santana em 04/04/2013 16:02:44
Pernoitar em posto de saúde para conseguir uma consulta para daqui um mes,dói muito,porque quem esta doente precisa de um médico para o dia,agóra o que Bernal tem que fazer não é cancelar o programa ,tem é que fazer funcionar,a idéia é boa mas aqui no Brasil nada funciona mesmo, cade os direitos humanos de cada paciente? colocar uma secretária educada para atender e fazer o possivel para marcar a consulta,isso é que tem que ser feito,não tirar do pobre aquilo que ja quase não tem.
 
Lucas da Silva em 04/04/2013 15:49:25
Para mim o sistema funciona corretamente, sempre consigo agendar minha consultapelo telefone aqui na minha UBSF, acho que o Bernal não quer saber da saúde, nem de nada, só implica com todos e não esta fazendo nada.
 
Beatriz Morais em 04/04/2013 15:43:39
Discordo totalmente de você Anderson. Deixa o povo continuar chegando as 05h da madrugada então...
 
Érico Correa em 04/04/2013 15:35:18
Mentira quem disse que funciona, esse sistema foi investido milhões e não funciona nunca teve ou tem qualidade
 
Anderson Pereira em 04/04/2013 15:13:44
Parar de caçar sarna pra se coçar o Bernal não quer né?
 
Erico Correa em 04/04/2013 14:11:54
Acho precipitado a atitude do atual prefeito, que ao invés de aprimorar o sistema, fala em cancelar. Acho difícil, já que é verba do Governo Federal que está proporcionando a ativação do sistema. Onde o atual prefeito vai parar? Será que ele andou estagiando na Coréia do Norte?
O Senhor Prefeito recebeu voto de 3/4 dos eleitores da Capital, agora quer pisar neles?
Isso é revanchismo! Se ele tem idéia melhor, que as apresente à população e ao SUS. Estou decepcionado com suas atitudes! Deixe de ser mesquinho, Senhor Alcides Bernal. A população não merece sofrer com suas atitudes!
 
João F. Lopes em 04/04/2013 14:06:48
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions