ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Bernal estuda cancelar marcação de consulta por telefone nos postos

Edivaldo Bitencourt, Mariana Lopes e Carlos Martins | 04/04/2013 11:16
Unidade do José Tavares pode ter serviço suspenso (Foto: Pedro Peralta)
Unidade do José Tavares pode ter serviço suspenso (Foto: Pedro Peralta)

O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), decidiu rever e pode cancelar o programa que permite o agendamento de consultas por telefone nas unidades básicas de saúde. Lançado em 2012 pelo ex-prefeito Nelson Trad Filho (PMDB), o Gisa (Gerenciamento de Informações em Saúde) já funciona em 30 postos do Programa de Saúde da Família.

De acordo com o funcionário da unidade de saúde no conjunto José Tavares, na saída para Cuiabá, o paciente pode marcar consultas pelo Portal de Voz (0800-70-747472). Cada um dos dois médicos no posto permite o agendamento de cinco pacientes por telefone no período da tarde.

Bernal admitiu, em entrevista ao Campo Grande News, que vai rever o programa, que teve investimento de R$ 9,8 milhões e vem sendo divulgado como referência pelo Governo federal.

Ele colocou técnicos para realizar o levantamento sobre o sistema. O prefeito alegou que o software adquirido para agilizar o Portal de Voz e a informatização das unidades de saúde não funciona. Bernal anunciou que vai encaminhar a conclusão do levantamento para o MPE (Ministério Público Estadual) e TCE (Tribunal de Contas do Estado).

Pressão – Um funcionário do IMTI (Instituto Municipal de Tecnologia da Informação), que pediu para ter o nome preservado, informou que os técnicos foram pressionados a assinar um atestado de que o Gisa não funciona. O objetivo da atual gestão é desativar o sistema.

O técnico garantiu que o sistema tem qualidade técnica e é viável. Ele contou que grupos de outros municípios e estados vieram conhecer o sistema de marcação de consultas por telefone, que começou como projeto piloto em dois postos de saúde. Atualmente, conforme o funcionário, 30 unidades marcam consulta por telefone e outras 30 estão em condições de aderir ao Portal de Voz.

Insatisfeitos – Usuários ainda não se acostumaram com o novo sistema. A dona de casa Edith Neves Vieira, de 68 anos, disse que nunca conseguiu retorno para marcar a consulta por telefone. Ela desistiu após esperar pelo retorno por mais de seis meses.

Já a dona de casa Maria Neuza de Araújo, de 51 anos, decidiu marcar consulta pessoalmente após tentar uma vez por telefone e não conseguir informações suficientes da atendente.

Outra usuária que reclamou do Portal de Voz foi a manicure Jaqueline Alves, de 38 anso, que tentou marcar três vezes por telefone, mas não conseguiu contato. Em algumas vezes, o telefone estava ocupado e outras, ninguém atendeu às ligações.

Nos siga no Google Notícias