ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Bolívia e Paraguai querem integrar pacto entre estados liderado por MS

Rafael Ribeiro | 22/03/2017 11:20
José Carlos Barbosa, secretário da Segurança Pública de MS, na última segunda-feira (Foto: Marcos Ermínio)
José Carlos Barbosa, secretário da Segurança Pública de MS, na última segunda-feira (Foto: Marcos Ermínio)

Países que fazem fronteira com Mato Grosso do Sul, Paraguai e Bolívia querem integrar o pacto de integração entre estados para assuntos de segurança pública que o estado vem assinando com seus vizinhos.

Durante reunião ocorrida na última segunda-feira (20), em que Mato Grosso do Sul e Mato Grosso assinaram pacto para abertura integral dos arquivos de inteligência policial entre os dois estados, foi discutida a integração dos dois países em futuros encontros dos secretários de segurança pública.

“Nós já temos um diálogo muito positivo com a Bolívia. O objetivo é ampliar essas conversas e incluir eles nas nossas agendas”, disse o secretário da Segurança Pública de Mato Grosso, Rogers Elizandro Jarbas.


Conforme o Campo Grande News apurou, o contato do Paraguai estaria sendo feito por Mato Grosso do Sul. Desde a posse do coronel Waldir Ribeiro Acosta ao posto de comandante-geral da PM que líderes da segurança paraguaia procuram a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) para tratar do assunto.


Na ocasião, as autoridades paraguaias queriam mais informações sobre o trabalho integrado dos estados e o pedido por uma atuação maior das Forças Armadas na fronteira.


“Nosso diálogo é o melhor possível. Logo, eu e Jarbas marcaremos uma reunião com eles para tratar da questão”, disse o chefe da pasta sul-mato-grossense, José Carlos Barbosa.


Antes de explanar internacionalmente, contudo, a Sejusp precisa traçar as parcerias com outros estados. Depois do intercâmbio com Mato Grosso e ação conjunta com Minas Gerais, o Governo Estadual quer fechar de vez a aliança com o Paraná, presente na primeira reunião feita, em 26 de janeiro, e se aproximar de São Paulo e Goiás.

Nos siga no Google Notícias