ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Governador de MT também quer cobrar ajuda da União para custear presos

Rafael Ribeiro e Leonardo Rocha | 20/03/2017 11:33
O governador de MT, Pedro Taques, Azambuja e o secretário Barbosa (Foto: Marcos Ermínio)
O governador de MT, Pedro Taques, Azambuja e o secretário Barbosa (Foto: Marcos Ermínio)

O governador de Mato Grosso, Pedro Taques, disse na manhã desta segunda-feira (20) que seu Estado apoia o pedido feito pelo vizinho ao sul, Reinaldo Azambuja (ambos do PSDB), de ressarcimento do custeio de presos relativos ao tráfico de drogas.

Durante a assinatura do termo de compromisso entre os estados para o acesso mútuo aos sistemas de inteligência das secretarias de segurança pública, em um hotel na região central de Campo Grande, Taques afirmou que também entrará na briga pela ajuda federal nos assuntos relacionados ao sistema prisional. “A partir de agora vamos tratar juntos dessa questão”, afirmou.

Azambuja entrou no último dia 16 com um pedido no STF (Supremo Tribunal Federal) de ressarcimento R$ 616,5 milhões gastos com presos relacionados ao tráfico internacional de drogas nos últimos cinco anos. A solicitação ainda não foi respondida pelo Judiciário.


Para o secretário estadual da Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, a adesão de Mato Grosso à causa exemplifica o objeto da criação do subcomitê. “Cada vez mais os estados precisam se organizar para fazer, além dos efetivos enfrentamentos ao crime, forçar o diálogo com o governo federal para se cumprir as demandas em comum”, disse.


Barbosa, que reiterou a necessidade do pedido ao STF pelo impacto no sistema estadual dos presos que seriam de responsabilidade federal, promete que também tratará a questão com outros estados que abriram diálogo com Mato Grosso do Sul nos últimos meses.


“A ausência do governo federal nessas questões ao longo dos anos forçou um maior investimento dos Estados. Chegou a hora de unirmos para dividirmos a cobrança dessa conta”, reforçou o secretário.

Nos siga no Google Notícias