ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SÁBADO  24    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Busto de José Antônio é recuperado após ação de vândalos

Monumento fica na Avenida Afonso Pena, esquina com a Calógeras, no Centro da Capital

Liana Feitosa | 22/08/2022 13:52
Funcionários da Prefeitura durante limpeza de monumento. (Foto: Sectur / Redes sociais)
Funcionários da Prefeitura durante limpeza de monumento. (Foto: Sectur / Redes sociais)

Após ser alvo de vândalos há quatro dias do aniversário de 123 anos de Campo Grande, que será comemorado no dia 26 de agosto, o busto de José Antônio Pereira, fundador da cidade, foi revitalizado nesta segunda-feira (22). O monumento fica na Avenida Afonso Pena, esquina com a Calógeras, no Centro da Capital.

Ontem (21) o Campo Grande News esteve no local e encontrou o servidor público Jocemar José da Silva, de 43 anos, acompanhado do filho, João Wesley, de 7 anos. Ambos lamentaram o que viram. “Viemos gravar para o canal do meu filho e vimos que está pichado. É uma falta de respeito. É um monumento histórico, deveria ser preservado. Não era o que esperávamos”, afirmou Jocemar.

Na manhã de hoje, a Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), da Prefeitura de Campo Grande, esteve no local e recuperou o busto de homenagem ao pioneiro. A restauração foi compartilhada na página da secretaria na internet com um recado: “cuide do que é seu! Seu patrimônio cultural.”

O recado foi reforçado pelo secretário de Cultura e Turismo do município, Max Freitas. "É papel da população preservar o patrimônio cultural da nossa cidade. Não adianta o poder público arrumar, restaurar e zelar se os próprios moradores não cuidam do que é nosso”, analisa.

A Cidade Morena foi fundada em 1899 por José Antônio Pereira. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), há duas versões sobre a origem do nome da Capital. A primeira é a existência de um vasto campo na região Sudoeste e, a segunda, conta que José Antônio Pereira dizia aos visitantes que chegavam aqui: "o campo é grande".

Busto do fundador de Campo Grande foi recuperado hoje. (Foto: Sectur / Redes sociais)
Busto do fundador de Campo Grande foi recuperado hoje. (Foto: Sectur / Redes sociais)


*Matéria editada às 14h30 para inclusão de informação.

Nos siga no Google Notícias