ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  09    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Cadeirante perde chance na UFMS por falta de carro adaptado

Ângela Kempfer e Bruna Marques | 29/01/2021 08:35
Cadeirante perde chance na UFMS por falta de carro adaptado

Estudar é difícil, competir com milhares de pessoas é mais complicado ainda, mas o que deixou César Recalde, de 39 anos, fora do vestibular da UFMS foi a falta de acessibilidade. Cadeirante, na manhã desta sexta-feira (29), ele perdeu a prova porque não encontrou motorista com veículo adaptado em Campo Grande. "O primeiro Uber recusou porque não transporta cadeira de rodas", conta.

César relata que tentou por muito tempo encontrar carro adaptado. Como ninguém aceitou a corrida, pegou carona com o irmão. O problema é que o carro acabou quebrando. "Teve falhas mecânicas. Se soubesse teria pegado a primeira volta do ônibus”, relata o candidato, bem frustrado.

Com 8 meses de vida, ele foi vitima de meningite, perdeu a coordenação motora e acabou na cadeira de rodas. De lá para cá, nada foi fácil, lembra a mãe, Salvadora Recalde, de 59 anos. Como sempre cuidou do filho, hoje também estava de novo ao lado de César na luta para chegar à UCDB, onde faria o vestibular.

O filho já tentou Ciência Contáveis. Fez o curso durante 1 anos e 6 meses em universidade particular, mas parou por falta de acessibilidade. "Mão consigo escrever, entendo tudo, mas não hora de escrever precisava do auxilio e a universidade não tinha um profissional que fizesse isso", lamenta..


Nos siga no Google Notícias