ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Campanha atrasa e vacinação contra gripe na Capital começa terça-feira

Segundo prefeitura, doses só começaram a ser entregues nesta segunda-feira

Yarima Mecchi e Marcus Moura | 17/04/2017 10:07
Informativo em parede de UBS. (Foto: André Bittar)
Informativo em parede de UBS. (Foto: André Bittar)

Ao contrário do cronograma do Governo Federal, a campanha de vacinação contra a gripe só vai começar terça-feira (18) em Campo Grande. De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), as doses da Capital só começaram a ser entregues nesta segunda-feira (17) pelo Governo do Estado, atrasando o início da imunização.

"O Governo do Estado priorizou os municípios mais distantes e deixou Campo Grande para entregar hoje. Por causa disso vamos começar a vacinar amanhã", informa a Sesau por meio da assessoria de imprensa.

Propagandas e informativos o Ministério da Saúde convocam a população para procurar os postos de saúde e se imunizarem desde hoje. Mas, quem for às unidades em Campo Grande terá que retornar amanhã.

Nesta manhã, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Nova Bahia e do Coronel Antonino tinham informativos avisando que a 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza só vai começar na terça-feira.

Funcionários que não quiseram se identificar disseram que as vacinas começaram a ser distribuídas hoje pela Prefeitura de Campo Grande nas unidades de saúde.

Lote de vacinas que chegou hoje. (Foto: Alcides Neto)
Lote de vacinas que chegou hoje. (Foto: Alcides Neto)
Informativo em parede de UBS. (Foto: André Bittar)
Informativo em parede de UBS. (Foto: André Bittar)
Caixa de vacina distribuída pelo Ministério da Saúde. (Foto: Alcides Neto)
Caixa de vacina distribuída pelo Ministério da Saúde. (Foto: Alcides Neto)

Estado - O secretário de Saúde de Mato Grosso do Sul, Nelson Tavares, disse que a informação da Sesau não procede, mas que as prefeituras têm autonomia quanto a data de início da campanha. De acordo com ele, todas as doses que chegaram foram entregues e em estoque tem apenas um lote que foi entregue hoje. 

"Antes do feriado as doses para esta primeira etapa de vacinação já estavam disponíveis nos 70 municípios. Eles tem autonomia para começar quando quiser, só não pode culpar a gente", lamentou o Tavares.

De acordo o secretário, ao todo serão enviadas para o Estado, 750 mil doses, sendo 200 para a Capital. "Adotamos uma estrategia diferente este ano. Estamos mais organizados e recomendamos no lançamento de campanha que não façam vacinação em shopping, mercado, feiras de exposição. Praticamente obrigamos que fique restrito aos postos de saúde", destacou.

O Ministério da Saúde confirmou que os municípios tem autonomia quanto a data de inicio da campanha. "Alguns começam ante e outros depois", disse a assessoria.

Cronograma - As doses estarão disponíveis nos 87 postos de saúde da cidade – UBS (Unidades Básicas de Saúde) e USBF (Unidades Básicas de Saúde da Família), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 17h.

A meta é vacinar 197.737 pessoas em Campo Grande. Fazem parte dos grupos de risco os trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram bebê nos últimos 45 dias), crianças com até 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais, indígenas, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade e profissionais do sistema prisional.

Na primeira etapa o público alvo é formado por trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a menos de dois anos. A partir do dia 24 a vacinação inclui gestantes, puérperas, crianças com até 5 anos e a partir de 2 de maio todos os grupos podem se vacinar.

Para 2017, foram incluídos os profissionais de educação da rede de ensino básico ao superior das escolas públicas e privadas.

Campanha atrasa e vacinação contra gripe na Capital começa terça-feira
Nos siga no Google Notícias