ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, SEGUNDA  01    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Campanha leva testes de HIV e informações sobre Aids à população

Atividades incluem distribuição de preservativos, autotestes rápidos e ações educativas

Por Viviane Oliveira | 30/11/2025 19:40
Campanha leva testes de HIV e informações sobre Aids à população
Entrada do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Foto: divulgação)

O Hospital Dia do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian realiza, na terça-feira (2), uma programação especial em referência ao Dia Mundial de Luta contra a Aids e ao Dezembro Vermelho. Na entrada principal da unidade, serão distribuídos preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante e autotestes de HIV. Pacientes, acompanhantes e colaboradores também poderão participar de um quiz sobre HIV/Aids e acompanhar o “estouro do balão”, recheado de doces, simbolizando o enfrentamento ao estigma da doença.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian promove campanha especial contra HIV/Aids na terça-feira (2), com distribuição de preservativos, gel lubrificante e autotestes na entrada principal. A ação integra as comemorações do Dia Mundial de Luta contra a Aids e do Dezembro Vermelho. A programação inclui quiz sobre HIV/Aids e atividade simbólica com balões. A iniciativa começa em 1º de dezembro com divulgação de vídeos educativos sobre infecções sexualmente transmissíveis, que serão publicados semanalmente durante todo o mês.

A chefe da Unidade de Doenças Infecciosas e Parasitárias, Vânia Silva dos Reis, afirma que a campanha busca ampliar o impacto das ações de prevenção. “Integramos mobilização visual e emocional com conscientização prática e defesa da mudança social. Queremos uma resposta abrangente, eficaz e humana ao HIV/Aids”, disse.

A programação começa já na segunda-feira (1º), com a divulgação de um vídeo educativo sobre HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis. Ao todo, serão quatro vídeos, publicados semanalmente até o fim do mês. “A informação salva vidas, e o respeito transforma realidades. Juntos, podemos acabar com a Aids”, destaca Vânia.

Conforme o Ministério da Saúde, as ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) são doenças causadas por vírus, bactérias ou outros micro-organismos, transmitidas principalmente por meio do contato sexual sem o uso de preservativo. A transmissão também pode ocorrer da mãe para o bebê durante a gestação, o parto ou a amamentação, além de, em casos menos comuns, pelo contato com secreções contaminadas por mucosas ou pele lesionada.

notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.