ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Campo Grande depende de ministério para ter vacina contra a dengue

Filipe Prado | 28/12/2015 17:26
UPA da Capital; vacina pode diminuir demanda nas unidades de saúde (Foto: Marcos Hermínio)
UPA da Capital; vacina pode diminuir demanda nas unidades de saúde (Foto: Marcos Hermínio)

A rede pública de saúde de Campo Grande depende do Ministério da Saúde para saber se distribuirá, via SUS (Sistema Único de Saúde), a vacina contra a dengue. O registro da medicação, primeira do tipo no Brasil, foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) nesta segunda-feira (28)

Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), para que o medicamento seja distribuído, o Ministério da Saúde deve fazer uma avaliação, a partir impacto orçamentário da incoporação da vacina no sistema, de acordo com o preço estipulado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos.

O medicamento deve começar a ser vendido no Brasil no começo de 2016, prometendo proteger contra os quatro tipos do vírus da dengue. A vacina é indicada para pessoas com idade entre 9 anos e 45 anos, tendo 93% de proteção contra casos graves e redução de 80% nas internações, assegurou o fabricante.

O secretário municipal de Saúde, Ivandro Fonseca, reforçou que há trâmites para serem completados, a partir da aprovação da vacina. Mas, assegurou que é “um bom resultado em prol do avanço para combater a doença”.

Sobre a utilização do medicamento no sistema público de saúde, Ivandro declara que irá esperar o pronunciamento do Ministério da Saúde, que vai avaliar se vale a pena incorporar o produto ao sistema público de imunizações.

A médica infectologista Priscila Alexandrino apontou que a vacina será excelente para o tratamento da doença. “Podemos evitar ou minimizar os sintomas. Isso é muto importante”, comenta. Ela lembrou que o paciente não pode ser medicado, a não ser para melhorar os sintomas gerais, mas nada que combata o vírus.

Para a infectologista, a fabricação da vacina pode ter demorado porque foi preciso uma fórmula capaz de proteger contra os quatro subtipos da doença. “É muito positivo neste sentido”, ressalta a médica. Sobre o preço, Priscila não soube apontar valores, mas acredita que serão caros durante os primeiros lotes.

Nos siga no Google Notícias