ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Campo Grande está entre as capitais com menores taxas de morte violenta

Capital sul-mato-grossense registrou 20,3 óbitos por 100 mil habitantes, conforme o Atlas da Violência

Gabriel Neris | 15/06/2018 14:53
Militar da Aeronáutica foi morto nesta semana durante tentativa de assalto enquanto esperava ônibus (Foto: Reprodução)
Militar da Aeronáutica foi morto nesta semana durante tentativa de assalto enquanto esperava ônibus (Foto: Reprodução)

Campo Grande terminou 2016 entre as capitais que registraram menores taxas de mortes violentas. De acordo com o levantamento publicado nesta sexta-feira (15) pelo Atlas da Violência 2018 – Políticas Públicas e Retratos dos Municípios Brasileiros, do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada), a capital sul-mato-grossense registrou 20,3 óbitos por 100 mil habitantes em casos de homicídios, latrocínios, feminicídios, mortes por intervenção policial.

Conforme o estudo, Campo Grande aparece atrás somente de São Paulo (10,1), Florianópolis (17,2), Vitória (17,2) e Brasília (25,5). Do outro lado da lista, entre as mais violentas estão Belém (77,0), Aracaju (76,5), Natal (70,6), Rio Branco (63,4) e Salvador (61,7).

O estudo aponta ainda que, em 2016, 50% das mortes violentas ocorreram em 123 municípios, que correspondem a 2,2% do total. “Isso, certamente, é parte de um processo em curto, desde meados dos anos 2000, quando tem-se observado um espraiamento do crime para cidades menores”, aponta o Atlas.

“Se, por um lado, as ações devem passar, necessariamente, pelo uso mais inteligente e qualificado do sistema coercitivo para retirar de circulação e levar ao sistema de justiça criminal homicidas contumazes, líderes de facções criminosas e criminosos que representam mais risco para a sociedade, por outro lado o planejamento deve ser baseado em ações intersetoriais, ações estas voltadas para a prevenção social e para o desenvolvimento infanto-juvenil em famílias em situação de vulnerabilidade”, diz o estudo.

Nos siga no Google Notícias