A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 24 de Setembro de 2018

15/06/2018 14:53

Campo Grande está entre as capitais com menores taxas de morte violenta

Capital sul-mato-grossense registrou 20,3 óbitos por 100 mil habitantes, conforme o Atlas da Violência

Gabriel Neris
Militar da Aeronáutica foi morto nesta semana durante tentativa de assalto enquanto esperava ônibus (Foto: Reprodução)Militar da Aeronáutica foi morto nesta semana durante tentativa de assalto enquanto esperava ônibus (Foto: Reprodução)

Campo Grande terminou 2016 entre as capitais que registraram menores taxas de mortes violentas. De acordo com o levantamento publicado nesta sexta-feira (15) pelo Atlas da Violência 2018 – Políticas Públicas e Retratos dos Municípios Brasileiros, do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada), a capital sul-mato-grossense registrou 20,3 óbitos por 100 mil habitantes em casos de homicídios, latrocínios, feminicídios, mortes por intervenção policial.

Conforme o estudo, Campo Grande aparece atrás somente de São Paulo (10,1), Florianópolis (17,2), Vitória (17,2) e Brasília (25,5). Do outro lado da lista, entre as mais violentas estão Belém (77,0), Aracaju (76,5), Natal (70,6), Rio Branco (63,4) e Salvador (61,7).

O estudo aponta ainda que, em 2016, 50% das mortes violentas ocorreram em 123 municípios, que correspondem a 2,2% do total. “Isso, certamente, é parte de um processo em curto, desde meados dos anos 2000, quando tem-se observado um espraiamento do crime para cidades menores”, aponta o Atlas.

“Se, por um lado, as ações devem passar, necessariamente, pelo uso mais inteligente e qualificado do sistema coercitivo para retirar de circulação e levar ao sistema de justiça criminal homicidas contumazes, líderes de facções criminosas e criminosos que representam mais risco para a sociedade, por outro lado o planejamento deve ser baseado em ações intersetoriais, ações estas voltadas para a prevenção social e para o desenvolvimento infanto-juvenil em famílias em situação de vulnerabilidade”, diz o estudo.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions