A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

19/03/2015 20:11

Campo Grande inaugura no próximo dia 23 centro para monitorar raios

Daniel Machado
O sistema ficará localizado no LCA, campus da UFMS, e será composto por uma rede de sensores de campo elétrico distribuídos no solo da cidade. (Foto: Divulgação)O sistema ficará localizado no LCA, campus da UFMS, e será composto por uma rede de sensores de campo elétrico distribuídos no solo da cidade. (Foto: Divulgação)

O Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec-MS) e o Laboratório de Ciências Atmosféricas (LCA/UFMS) inaugurará em Campo Grande na próxima segunda (23) o “Alerta Raios”, sistema computacional que fornece informações sobre as possíveis ocorrências de queda de raios na região urbana da capital.

O sistema ficará localizado no LCA, campus da UFMS, e será composto por uma rede de sensores de campo elétrico distribuídos no solo da cidade.

O evento de inauguração da solução será na próxima segunda-feira, na Casa da Ciência, UFMS, e contará com a palestra do professor e doutor Ernani de Lima Nascimento, de Santa Maria (RS), coordenador do Programa de Pós-Graduação em Meteorologia da Universidade Federal de Meteorologia, e único especialista em tornados do Brasil.

Somente nos primeiros 20 dias de 2015 um total de 129.753 raios atingiram Mato Grosso do Sul. Foram 33 mil a mais se comparado com o mesmo período de 2014. Os dados foram divulgados pelo ELAT (Grupo de Eletricidade Atmosférica) do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Do dia 1º ao dia 20 de janeiro de 2014, foram registrados 96.079 raios no Estado.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions